Detecção de micro-organismos em carnes fatiadas comercializadas nos mercados de Campinas e região
PDF

Palavras-chave

Psicrotróficos
Coliformes
Staphylococcus.

Como Citar

SILVA, Nathalia Cristina Cirone; GALDINO, Jessica Aparecida; SILVA, Luisa Novais da; PACOBELLO, Maria Luiza; SILVA, Anderson Clayton da. Detecção de micro-organismos em carnes fatiadas comercializadas nos mercados de Campinas e região. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181450. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1450. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

A contaminação das carnes pode ocorrer devido a técnicas de abate deficientes; controle ineficiente do binômio tempo e temperatura; higienização incorreta de equipamentos; e, falhas no processo de manipulação. O objetivo do trabalho é avaliar a qualidade higiênico-sanitária de carnes comercializadas em supermercados em Campinas – SP, em amostra de carne bovina, suína e peixe. Foi realizada o NMP para contagem de coliformes a 35ºC e 45º, contagem de psicrotróficos e identificação fenotípicas e genotípica de E. coli e S. aureus. Foram encontradas E. coli em 12% das amostras e S. aureus em 4% delas, 33% com uma alta contagem de psicrotróficose e 12% com alta contagem de Coliformes a 45ºC. As carnes apresentaram altas contagens de psicrotróficos, e na maioria das amostras apresentaram baixa incidências de E. coli e S. aureus. Em geral, a qualidade microbiológica foi satisfatória representando baixo risco à saúde dos consumidores.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181450
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.