Notas sobre a superexploração do trabalho
PDF

Palavras-chave

Lei da queda tendencial da taxa de lucro
Medidas contratendenciais
Valor.

Como Citar

TORO, Vitorio Felipe Santos V.; RANIERI, Jesus Jose. Notas sobre a superexploração do trabalho: um estudo sobre a atualidade da lei da queda tendencial da taxa de lucro. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181374. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1374. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Pretendo, no âmbito desta pesquisa, analisar as categorias marxianas expostas no Livro terceiro d'O Capital e proceder uma análise de estudo de caso sobre as demissões em massa ocorridas na USIMINAS em Cubatão (SP) entre 2015-17. Marx expõe que o preço da mercadoria cai conforme a produtividade aumenta. Isso ocorre porque somente o trabalho vivo é capaz de criar valor na mercadoria. Marx apresenta algumas medidas anticíclicas que freiam essa tendência de queda das taxas de lucro. Dentre as seis Medidas Contratendenciais (MC) apontadas, vou me ater às duas primeiras. I) Elevação do grau de exploração da força de trabalho; II) Compressão do salário abaixo de seu valor.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181374
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.