Avaliação da mistura de suco de uva e suspensão de Saccharomyces cerevisiae em microcanais com e sem micromisturadores
PDF

Palavras-chave

Micromisturadores
Vinho
Saccharomyces cerevisiae.

Como Citar

CONCENTINO, Vinícius de Oliveira; TARANTO, Osvaldir Pereira; SILVA, Adriano Gomes Paixão da; SANTANA, Harrson Silva. Avaliação da mistura de suco de uva e suspensão de Saccharomyces cerevisiae em microcanais com e sem micromisturadores. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181351. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1351. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O escoamento do suco de uva e da suspensão Saccharomyces Cerevisiae foi simulado computacionalmente em microcanais com e sem obstruções em números de Reynolds (Re) variando de 0,01-100. Elevados índices de mistura (IM?1) foram obtidos em Re=0,1 para todas as geometrias. O escoamento em microcanal com obstruções do tipo chicanas apresentou a melhor mistura em baixos Reynolds. O aumento da velocidade de escoamento (aumento de Re) gerou inicialmente uma diminuição em todos os índices de mistura. Um aumento contínuo de velocidade restabeleceu os elevados IM (IM?1) para os escoamentos em microcanal com obstruções.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181351
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.