Conexões entre processo algorítmo e BIM
PDF

Palavras-chave

Building infomation modeling
Pré-fabricação
Processo algorítmico.

Como Citar

CÔCO JÚNIOR, Varley Henry; CELANI, Maria Gabriela Caffarena. Conexões entre processo algorítmo e BIM: aplicações em pré-fabricação. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181331. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1331. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Novos paradigmas de produção foram firmados no século passado pela indústria automotiva, naval e aeronáutica. Eles elevaram exponencialmente a qualidade dos produtos ao mesmo tempo que reduziram o custo e o tempo de produção. Na arquitetura e na construção civil, entretanto, a industrialização e a automatização se mostraram mais demoradas. Esta pesquisa procura responder se o desenvolvimento de um sistema de automação de determinados processos, por meio de algoritmos dentro de Building Information Modeling (BIM), viabilizaria a customização em massa para a arquitetura. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura, visitou-se indústrias no Brasil e na Itália e, como prova de conceito, aplicou-se um método empírico na indústria de banheiros pré-fabricados. Resultados preliminares, já validados em uma indústria do segmento, apontam um caminho concreto para uma maior eficiência projetual e produtiva.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181331
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.