Sucessão ecológica na comunidade incrustante de sublitoral
PDF

Palavras-chave

Sucessão ecológica
Substrato biológico
Fauna associada.

Como Citar

VICENTE, Vanessa Silva; LEITE, Fosca Pedini Pereira; FERREIRA, Ana Paula; VIEIRA FILHO, Edson Aparecido; SIQUEIRA, Silvana Gomes Leite; PERES, Pedro Augusto. Sucessão ecológica na comunidade incrustante de sublitoral: efeito da mudança do substrato biológico na fauna associada. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181329. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1329. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

As comunidades marinhas são constantemente modificadas por distúrbios naturais e antrópicos, que removem organismos e abrem novos espaços que podem ser colonizados, dando origem a um processo de sucessão ecológica. Este trabalho visa analisar ao longo do processo sucessional, as mudanças que ocorrem tanto no substrato biológico como na fauna associada e como a mudança do substrato pode influenciar na fauna. Para isso foram amostradas comunidades incrustantes que se desenvolveram sobre placas de PVC, durante tempos sucessionais diferentes (seis, nove e 12 meses). As amostras de substrato biológico foram identificadas através de fotografias e quantificadas quanto à área de cobertura que ocupam no substrato e sua biomassa. A fauna associada foi separada em grandes grupos e contabilizada. Foram analisadas as mudanças na composição, abundancia e biomassa da comunidade incrustante e na fauna associada ao longo dos períodos sucessionais.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181329
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.