Resumo
Buscar métodos de reconhecer antecipadamente alunos equivocados e auxiliar no direcionamento é essencial. Este projeto, associado à pesquisa do Dr. Ricardo Caceffo, ambas supervisionadas pelo Dr. Rodolfo Azevedo, visa criar uma ferramenta de diagnóstico de problemas de compreensão dos alunos para disciplinas introdutórias de computação. Foram estudadas algumas alternativas de assistência à alunos e educadores, onde analisou-se o sistema de submissão e testes automáticos de programas de alunos das disciplinas do Instituto de Computação da Unicamp, inicialmente com intuito de reunir erros recorrentes nos códigos submetidos e depois com intenção de sumarizar dados em gráficos e tabelas que fossem facilmente interpretadas por docentes para acompanhamento dos alunos cursando a disciplina. Isto foi implementado como uma extensão da própria ferramenta de submissão, de modo que permitisse fácil incrementação, possivelmente por parte dos próprios professores.
Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.