Avaliação e categorização de equívocos em códigos produzidos no ensino introdutório de computação

Autores

  • Tales Lelo da Aparecida Universidade Estadual de Campinas
  • Rodolfo Jardim de Azevedo Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0002-8803-0401
  • Ricardo Edgard Caceffo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181273

Palavras-chave:

Análise, Submissões, Programação.

Resumo

Buscar métodos de reconhecer antecipadamente alunos equivocados e auxiliar no direcionamento é essencial.  Este projeto, associado à pesquisa do Dr. Ricardo Caceffo, ambas supervisionadas pelo Dr. Rodolfo Azevedo, visa criar uma ferramenta de diagnóstico de problemas de compreensão dos alunos para disciplinas introdutórias de computação. Foram estudadas algumas alternativas de assistência à alunos e educadores, onde analisou-se o sistema de submissão e testes automáticos de programas de alunos das disciplinas do Instituto de Computação da Unicamp, inicialmente com intuito de reunir erros recorrentes nos códigos submetidos e depois com intenção de sumarizar dados em gráficos e tabelas que fossem facilmente interpretadas por docentes para acompanhamento dos alunos cursando a disciplina. Isto foi implementado como uma extensão da própria ferramenta de submissão, de modo que permitisse fácil incrementação, possivelmente por parte dos próprios professores.

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Biografia do Autor

Tales Lelo da Aparecida, Universidade Estadual de Campinas

Aluno de graduação da Unicamp

Rodolfo Jardim de Azevedo, Universidade Estadual de Campinas

Docente da Unicamp

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Publicado

2019-02-18

Como Citar

APARECIDA, T. L. da; AZEVEDO, R. J. de; CACEFFO, R. E. Avaliação e categorização de equívocos em códigos produzidos no ensino introdutório de computação. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181273. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1273. Acesso em: 22 set. 2021.