Divertimentos e práticas corporais na natureza
PDF

Palavras-chave

Natureza
Vida ao ar livre
São Paulo.

Como Citar

SANTOS NETO, Samuel Ribeiro dos; SOARES, Carmen Lucia. Divertimentos e práticas corporais na natureza: representações na imprensa paulistana da década de 1920. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181240. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1240. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Durante os anos 1920, houve uma expansão de divertimentos e práticas corporais em meio à natureza na cidade de São Paulo. Esses novos hábitos refletiam uma mudança de perspectiva sobre o corpo e a natureza, amparada em discursos médicos e pedagógicos. Este trabalho teve por objetivo interpretar, à luz da história cultural, os textos e imagens presentes na chamada grande imprensa paulistana do período (O Estado de São Paulo e o Correio Paulistano) que abordavam direta ou indiretamente a vida ao ar livre, traduzindo representações e interlocuções entre saúde, moral, corpo, natureza e modernidade. A pesquisa indicou que a imprensa dos anos 1920 tanto expressava a adesão dos paulistanos a práticas novas ou ressignificadas, como ajudava a propagar representações positivas sobre elas, por meio de publicidades, colunas de especialistas e reportagens.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181240
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.