A elaboração do discurso histórico em canto general
PDF

Palavras-chave

Pablo Neruda
História e literatura
América latina.

Como Citar

SOUZA, Ramon Kaique de; FREITAS NETO, Jose Alves de. A elaboração do discurso histórico em canto general: o legado intelectual e político na obra de Neruda. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181180. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1180. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho pretende uma análise da concepção de história na obra de Pablo Neruda, Canto General (1950) – mais especificamente seus seis primeiros capítulos –, buscando compreender como a História da América Latina elaborada pelo autor dialoga com o contexto de produção intelectual latino-americano (que busca estabelecer uma identidade própria), além de perceber como o próprio contexto pessoal vivido pelo autor ao longo dos 12 anos de escrita da obra influenciam na mesma. Isto é, buscamos aqui entender como influem na obra as vinculações políticas, ideológicas, intelectuais e literárias de Neruda.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181180
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.