A filosofia na apologia de Apuleio
PDF

Palavras-chave

Apuleio
Apologia
Sofística.

Como Citar

BONAFINA, Paulo Vinícius Perez; CARDOSO, Isabella Tardin. A filosofia na apologia de Apuleio. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181125. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1125. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo é o resultado da etapa inicial de nossa pesquisa sobre a Apologia de Apuleio (125 – 170? d.C.), obra que, assim como as outras do autor, ainda é pouco estudada no Brasil. A Apologia é, em linhas gerais, um discurso judicial no qual o autor defende-se de acusações de magia lançadas pelo seu enteado. Apuleio poderia ter feito uma exposição simples, que apenas provasse a sua inocência, mas em vez disso optou por um texto rico em alusões e de estilo refinado, que demonstrasse a sua erudição e agradasse ao público enquanto refutava seus acusadores. Uma de suas estratégias de defesa, que pode explicar essa escolha estilística, é se apresentar como um filósofo perseguido por ignorantes. Esse aspecto é o foco do presente trabalho. Através de um estudo (que inclui uma tradução parcial dos 28 primeiros capítulos), busca-se explorar como é ali expressa a relação entre Apuleio e a filosofia, como ele a define e qual o seu uso na sua defesa.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181125
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.