Aumento dos conflitos no campo brasileiro motivados pela apropriação da água e sua transformação em ativo financeiro
PDF

Palavras-chave

Conflitos
Água
Agronegócio.

Como Citar

ROMAN, Nathalia Michelin; ALVES, Vicente Eudes Lemos. Aumento dos conflitos no campo brasileiro motivados pela apropriação da água e sua transformação em ativo financeiro. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181086. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1086. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as conexões existentes entre o processo de financeirização da água e os conflitos de terra provocados pelo acesso desigual aos recursos hídricos. Mesmo que ainda contenha seu valor para a manutenção da vida na Terra, o conceito de recurso hídrico refere-se à sua utilidade para o mercado capitalista e seu valor estratégico diante da economia globalizada. Os conflitos no campo no Brasil vêm passando por um processo de transformação no qual a água apresenta-se como elemento central, tanto em razão da escassez quanto da abundância. Uma das origens destas disputas está relacionada ao processo de financeirização da água e consequentemente ao seu acesso desigual em um território caracterizado pelo choque de interesses entre os agentes produtores do espaço.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181086
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.