Caracterização da fibrose intersticial e da hipertrofia dos cardiomiócitos pela ressonância magnética cardíaca
PDF

Palavras-chave

Treinamento físico
Fibrose
Ressonância magnética.

Como Citar

AMARAL, Nátali Anne Gabriel do; COELHO FILHO, Otavio Rizzi; FERREIRA, Gabriel da Silva; SILVA, Luis Miguel da; CARDOSO, Fernando Bianchini; TOLEDO, Camila; RIBEIRO, Vinicius Citelli. Caracterização da fibrose intersticial e da hipertrofia dos cardiomiócitos pela ressonância magnética cardíaca: estudo em modelo de hipertrofia em atletas de elite de força. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181068. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1068. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A hipertrofia miocárdica é um achado comum em reposta a estímulos fisiológicos e patológicos, sendo caracterizada pela combinação de hipertrofia celular dos cardiomiócitos e expansão da matriz extracelular no miocárdio, constituída pela fibrose intersticial e pelo acúmulo de colágeno entre os cardiomiócitos. Tanto a fibrose intersticial como a hipertrofia dos cardiomiócitos estão presentes em pacientes com insuficiência cardíaca (IC), sendo que particularmente a fibrose possui associação com a disfunção ventricular, com um prognóstico desfavorável e com uma resposta terapêutica limitada. O exercício isométrico produz o aumento transitório da pressão central da aorta, contribuindo para o desenvolvimento da hipertrofia ventricular esquerda (HVE) concêntrica além de alteração da função diastólica. A investigação do modelo de HVE em atletas de força mostra-se útil para enriquecer o entendimento das alterações precoces que podem estar associadas com o aumento da predisposição para o estabelecimento da IC. Recentemente nosso grupo descreveu e validou nova metodologia para investigação do remodelamento miocárdico a nível celular pela ressonância magnética cardíaca (RMC), com a avaliação da fibrose intersticial e do tamanho dos cardiomiócitos. Neste estudo, pretendemos investigar aspectos do remodelamento miocárdico em modelo de HVE em atletas de força, caracterizando não apenas a fibrose intersticial mas também a hipertrofia dos cardiomiócitos, utilizando técnicas oriundas da RMC.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181068
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.