Algoritmo de “Branch-Cut-and-Price” para o problema do roteamento de veículos capacitados
PDF

Palavras-chave

Problema do roteamento de veículos
Programação linear inteira
Branch-Cut-and-Price.

Como Citar

OTA, Matheus Jun; MIYAZAWA, Flavio Keidi. Algoritmo de “Branch-Cut-and-Price” para o problema do roteamento de veículos capacitados. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181040. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1040. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste projeto objetivamos estudar algoritmos de otimização da classe Branch-Cut-and-Price aplicados ao Problema do Roteamento de Veículos Capacitados, que possui diversas aplicações para as áreas de logística e de roteirização. Nessa abordagem, proposta por Fukasawa et. al, utilizamos uma formulação em programação linear inteira que usa um número exponencial de variáveis e de restrições. Os algoritmos de Branch-Cut-and-Price buscam satisfazer esse modelo de modo que a computação permaneça tratável. A implementação foi feita utilizando o framework de programação linear inteira SCIP e o solver CPLEX. Os experimentos indicam que o modelo de Branch-Cut-and-Price trouxe uma melhoria significativa no desempenho quando comparado com o modelo de Branch-and-Cut.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181040
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.