Redes de colaboração internacional e a base de conhecimento da indústria do petróleo offshore
PDF

Palavras-chave

Inovação tecnológica
Parcerias estratégicas
Bombeio submarino.

Como Citar

PERETA, Matheus Goncalves da Silva; FURTADO, Andre Tosi. Redes de colaboração internacional e a base de conhecimento da indústria do petróleo offshore: um estudo do padrão de relacionamentos das organizações no setor de equipamentos subsea. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181039. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1039. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Nossa investigação tem como objeto as formas de articulação das propriedades inovativas da base de conhecimento sobre as tecnologias de bombeio submarino empregadas na indústria do petróleo. Esses sistemas tecnológicos visam maximizar a produtividade dos poços e acessar regiões geológicas complexas. São vistas, desse modo, como alternativas tecnológicas promissoras à produção de hidrocarbonetos em maiores profundidades de lâminas d’água. Nosso objetivo é identificar quais são as organizações mais inovadoras no campo do bombeio submarino e seu padrão de relacionamento com as demais organizações desse setor industrial, a partir de uma análise das redes de cumulatividade do conhecimento (produção científica); apropriabilidade dos conhecimentos (produção tecnológica – patente) e a dinâmica da transmissão de conhecimentos.Em relação ao plano teórico, nossa pesquisa contribui, por um lado, para o debate acerca dos padrões de inovação associados a organizações de países desenvolvidos e em desenvolvimento e, por outro, nos estudos sobre difusão de inovações e de conhecimentos. Esta pesquisa foi interrompida após os primeiros seis meses de sua vigência, por isso, os apontamentos aqui tem caráter mais indicativo que conclusivo.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181039
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.