Resumo
Introdução: As boas práticas de assistência ao parto e nascimento da Organização Mundial da Saúde (2018) são fundamentadas pelas evidências científicas disponíveis na atualidade e favorecem o cuidado seguro, fisiológico e respeitoso à parturiente e ao recém-nascido. No entanto, por mais que a implementação desta nos serviços de saúde esteja condicionada às mudanças estruturais e culturais de assistência ao parto, considera-se que seu conhecimento, por parte das gestantes, no período pré-natal, representa uma importante estratégia para o seu fortalecimento e consequente implantação, gerando subsídios para suas escolhas e decisões. Objetivo: Investigar o conhecimento adquirido no pré-natal sobre as boas práticas de assistência o parto de puérperas atendidas em um hospital escola. Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e de abordagem quantitativa. Participaram do estudo 242 puérperas internadas no Alojamento Conjunto do Hospital Estadual Sumaré, que responderam um questionário sociodemográfico e obstétrico, e um instrumento do tipo checklist, composto por 19 itens correspondentes às boas práticas de atenção ao parto recomendadas na atualidade. Para cada item do checklist a puérpera quantificou, em uma escala de 0 à 3, a quantidade de informação recebida sobre o tema durante o pré-natal (nenhuma, pouca, suficiente ou muita informação). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual de Campinas (CAAE: 48773321.4.0000.5404). Resultados: A análise dos dados mostrou dados preocupantes, uma vez que para todos os itens avaliados, a categoria “nenhuma informação” foi maior. Esta é uma informação relevante e que denota uma importante lacuna no processo educativo realizado na assistência pré-natal. Conclusão: Entende-se que qualificar o processo educativo no atendimento pré-natal é uma das principais estratégias para proporcionar o protagonismo e a autonomia das mulheres no momento do parto, além de ser uma prática fundamental do cuidado integral.
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