Intervenções baseadas em teoria para a mudança do comportamento de fumar em adultos

um protocolo de revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/ccfenf220224771

Palavras-chave:

Tabagismo, Comportamento, Adultos

Resumo

Introdução: O tabagismo é um importante problema de saúde pública, caracterizado como uma doença crônica degenerativa, de caráter mental e comportamental. A cessação do hábito de fumar traz benefícios como normalização da pressão arterial e da frequência cardíaca, melhora da circulação e da respiração, redução do risco de infarto agudo do miocárdio e de acidente vascular cerebral. Objetivo: mapear e identificar fontes de evidências relacionadas às intervenções que, com base em teoria, possam interferir na mudança do comportamento de fumar em adultos. Método: protocolo de revisão elaborado segundo normas do Framework Joanna Briggs Institute (JBI) e, norteado pela pergunta: quais são as intervenções baseadas em teoria para mudança do comportamento de fumar em adultos? De acordo com o mnemônico População, Conceito e Contexto (PCC), considerou-se P fumantes com idade superior a 18 anos. Conceito: intervenções que, com base em uma ou mais teorias, poderiam levar alterações no comportamento de fumar e, por fim, o Contexto, em que foram considerados todos os níveis de atenção à saúde. Serão elegíveis artigos originais, que apresentem avaliação da intervenção e que a população alvo seja de fumantes; publicados em inglês, português ou espanhol e, sem restrição relacionada à data de publicação. Serão excluídos estudos que apresentem formas de fumo que não o cigarro; estudos em que a intervenção não foi fundamentada em teoria; estudos de predição e protocolos. A busca será realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, Medline (Pubmed), Cochrane, Cinahl, PsycNet, Embase (Elsevier), Web of Science e Scopus. A extração dos dados será feita em formulário pré-definido por dois revisores independentes e, possíveis divergências serão analisadas por um terceiro revisor. Os dados serão apresentados no formato de fluxogramas e diagramas, de acordo com a pergunta de pesquisa e o mnemônico PCC, que possam mapear intervenções direcionadas ao comportamento de fumar em adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayza Luzia dos Santos Neves, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas.

Estefany Mayara Sousa Araujo, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas.

Mariane Karin de Moraes Oliveira, Hospital Samaritano

Mestrado pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. Enfermeira do Hospital Samaritano.

Ana Elisa de Oliveira Alho, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora Municipal de Enfermagem do Município de Laranjal Paulista. Coordenadora e Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade de Tietê (FIT) e da Faculdade de Santa Bárbara D'´Oeste. 

Thaís Moreira São-João, Universidade Estadual de Campinas

Pós-Doutorado pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade de Rhode Island Estados Unidos. Professora Colaboradora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. 

Carla Renata Silva Andrechuk, Universidade Estadual de Campinas

Pós-Doutoranda pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas.

Roberta Cunha Matheus Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas

Livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. 

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

1.
Neves ML dos S, Araujo EMS, Oliveira MK de M, Alho AE de O, São-João TM, Andrechuk CRS, Rodrigues RCM. Intervenções baseadas em teoria para a mudança do comportamento de fumar em adultos: um protocolo de revisão de escopo. CCFEU [Internet]. 30º de novembro de 2022 [citado 1º de fevereiro de 2023];(2):e20224771. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/ccfenf/article/view/4771

Edição

Seção

Tecnologia e Inovação no Cuidado de Enfermagem e Saúde