Avaliação da validade de conteúdo do “Indice del Contributo del Caregiver al Self-Care nelle Persone con Stomia”
DOI:
https://doi.org/10.20396/ccfenf220224767Palavras-chave:
Estomia, Autocuidado, Estudos de validaçãoResumo
Introdução: O cuidador tem grande influência no desenvolvimento do autocuidado da pessoa com estomia de eliminação, portanto, a utilização de instrumentos que mensurem a sua contribuição é de grande importância. Em 2018 foi desenvolvido na Itália o Indice del Contributo del Caregiver al Self-care Nelle Persone con Stomia (CC-ISCPS), com esse objetivo. No Brasil não existe um instrumento com esta finalidade. Objetivo: Avaliar a validade de conteúdo da versão brasileira do instrumento Indice del Contributo del Caregiver al Self-care Nelle Persone con Stomia. Método: Estudo metodológico, que após a tradução, síntese e retrotradução teve sua validade de conteúdo avaliada por um comitê de seis especialistas, sendo três enfermeiros estomaterapeutas, dois enfermeiros com expertise em estudos de validação e um cuidador de uma pessoa com estomia de eliminação. Foram avaliadas as equivalências semântica, idiomática, conceitual e cultural entre a versão original e versão-síntese, por meio de uma escala que variou entre 1 (não equivalente) a 4 (equivalente). Também foram avaliadas a clareza, representatividade (1= não claro e não representativo a 4= claro e representativo) e a relevância (1= desnecessário a 3= essencial). Esse estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição, sob número do CAAE 40037820.4.0000.5404. Resultados: Após a primeira rodada de avaliação foram calculados para cada item o Índice de Validade de Conteúdo (que variou entre 0,82 a 1,00), o Coeficiente Kappa Modificado (0,82 -1,00) e a Razão de Validade de Conteúdo (RVC) (0,67 - 1,00). Os itens 9, 16 e 17 obtiveram RVC abaixo do estabelecido (0,67), entretanto, alterações não foram realizadas, pois nenhum item recebeu nota 1 (desnecessário) ou sugestões de modificação. Conclusão: O processo realizado seguiu as recomendações metodológicas e demonstrou que a versão brasileira do CC-ISCPS possui evidências de validade de conteúdo.
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