Atuação de enfermeiros residentes na aplicação de um treinamento com simulação realística

relato de experiência

Autores

  • Mayumi Waki Covalenco Avots Universidade Estadual de Campinas
  • Silas Deodoro de Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • Carolina Zorzo Sestari Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0002-9450-9478
  • Marcelle Rodrigues Ramos Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-8751-683X
  • Nayara Pires Nadaleti Pontifícia Universidade Católica de Campinas https://orcid.org/0000-0002-4821-0870
  • Gisela Carla Rodrigues Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Gleice Guarnieri Rossanez Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Elisa Maria Rosalen Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/ccfenf220224766

Palavras-chave:

Internato não médico, Treinamento por simulação, Enfermagem de cuidados críticos

Resumo

Introdução: A segurança do paciente é um tema relevante, que permite gerar indicadores de qualidade da assistência prestada pelas equipes de saúde. Quando esta não é garantida, aumentam-se os riscos de danos evitáveis à saúde do paciente. Com o intuito de melhorar a assistência, foi elaborada uma campanha de fortalecimento da segurança do paciente em um hospital do interior de São Paulo. Lançar mão da simulação realística no processo ensino-aprendizagem vem se destacando como uma estratégia eficaz, capaz de agregar valores ao processo educacional. Objetivo: relatar a experiência de enfermeiros do Programa de Residência Multiprofissional em Intensivismo acerca da vivência na aplicação de treinamento sobre segurança do paciente utilizando a simulação realística. Método: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Resultados: foi realizado o planejamento de atividades, com reuniões semanais entre os enfermeiros residentes, preceptor e coordenadores das unidades de terapia intensiva (UTI). Para a aplicação, foi utilizada uma sala com estrutura e equipamentos de UTI com um boneco para simulação. Foram simulados diversos erros com base nos 10 passos de segurança do paciente preconizados pelo Ministério da Saúde, em que os participantes deveriam identificar e adequar os erros, de modo a instigar uma reflexão crítica acerca dos dispositivos e da forma com que se deparam com os pacientes em seu cotidiano. Conclusão: a inclusão do residente no processo de planejamento, organização e execução de treinamentos agrega novos valores e competências a esse profissional, como por exemplo o exercício da liderança, aprimoramento da comunicação, o papel do enfermeiro como educador, dentre outras habilidades. Além disso, esta atividade permitiu ao residente construir momentos de feedback com os integrantes da equipe de enfermagem, de forma assertiva e construtiva em um ambiente protegido, mutuamente favorecendo o refinamento de um olhar crítico-reflexivo no que concerne a assistência de enfermagem.

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Biografia do Autor

Mayumi Waki Covalenco Avots, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Enfermagem na Faculdade de Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas.

Silas Deodoro de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Graduado na Faculdade de Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas.

Carolina Zorzo Sestari, Universidade Estadual de Campinas

Graduada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas.

Marcelle Rodrigues Ramos, Universidade de São Paulo

Graduanda em Enfermagem na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Nayara Pires Nadaleti, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Especialista Multiprofissional em Saúde em Urgência e Trauma pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Enfermeira do Hospital e Maternidade Celso Pierro de Campinas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Gisela Carla Rodrigues Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade José do Rosário Vellano de Alfenas. Enfermeira do Hospital e Maternidade Celso Pierro de Campinas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. 

Gleice Guarnieri Rossanez, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Enfermeira do Hospital e Maternidade Celso Pierro de Campinas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Elisa Maria Rosalen, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Enfermeira do Hospital e Maternidade Celso Pierro de Campinas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

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Publicado

2022-11-30

Como Citar

1.
Avots MWC, Oliveira SD de, Sestari CZ, Ramos MR, Nadaleti NP, Ferreira GCR, Rossanez GG, Rosalen EM. Atuação de enfermeiros residentes na aplicação de um treinamento com simulação realística: relato de experiência. CCFEU [Internet]. 30º de novembro de 2022 [citado 1º de fevereiro de 2023];(2):e20224766. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/ccfenf/article/view/4766

Edição

Seção

Tecnologia e Inovação no Cuidado de Enfermagem e Saúde