Processo de enfermagem na sala de emergência para pacientes politraumatizados
DOI:
https://doi.org/10.20396/ccfenf220224763Palavras-chave:
Trauma, Educação em saúde, Processo de enfermagemResumo
Introdução: O atendimento ao paciente politraumatizado exige cuidados de equipe multiprofissional, em que se insere o enfermeiro, este profissional deve ser capaz de executar práticas baseadas em evidências e documentar o cuidado através do Processo de Enfermagem. Objetivo: Avaliar o conhecimento dos enfermeiros da Unidade de Emergência Referenciada do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas prévia e posteriormente a intervenção educativa sobre PE em sala de emergência para atendimento ao paciente politraumatizado a partir de instrumento validado. Método: Trata-se de uma Iniciação Científica de abordagem prospectiva, quantitativa e descritiva, aprovada pelo Comitê de Ética sob o parecer 5.075.811. Validou-se instrumento através do Método Delphi utilizando Índice de Validade de Conteúdo de 80% para cada item, este material propôs avaliar estatisticamente o conhecimento prévio e posterior à intervenção educativa sobre PE em atendimento ao paciente politraumatizado dos enfermeiros da UER/HC. Resultados: Inicialmente contamos com a participação de 30 juízes para validação do instrumento através do Método Delphi com resultados superiores à 80% para cada item, proporcionando estimar a pertinência e relevância do instrumento e raciocínio clínico referente aos diagnósticos de enfermagem prioritários. A segunda etapa conteve participação de 16 enfermeiros da UER/HC, com média de idade de 38 anos e 32 meses de atuação na unidade. Identificou-se aperfeiçoamento da acurácia e identificação dos DE prioritários, com média de resultado prévio à intervenção educativa de 6,3 pontos e posterior de 8,7 pontos. Conclusão: Conclui-se que os enfermeiros da unidade dos quais já haviam tido contato com o PE durante a formação permanente obtiveram resultados prévios superiores. De forma favorável, mais da metade apresentou resultados posteriores consideravelmente superiores quando comparados aos anteriores a intervenção, infere-se que, após discussão de casos foi possível aprimorar a escolha do DE prioritário, manifestando a importância da educação contínua para estimular a execução do PE.
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