Segurança do paciente

cirurgias seguras

Autores

  • Kelly Cristina Sola de Lima Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/ccfenf220224733

Palavras-chave:

Checklist, Segurança do paciente, Enfermagem de centro cirúrgico

Resumo

Introdução: A busca pela qualidade da atenção não é um tema novo, foi publicado pelo IOM, intitulado “Errar é humano: construindo um sistema de saúde mais seguro” (To err is Human: building a safer health system), em 1999, que acrescentou a preocupação por uma das dimensões da qualidade: a segurança do paciente. A OMS estabelece protocolos para cirurgia segura, em anexo à RDC 36/2013. Objetivo: Fazer uma revisão da literatura sobre a adesão especialmente da utilização sistemática da LVSC. Método: Foram consultadas as bases de dados bibliográficos BVS, com os descritores checklist e lista de verificação de segurança cirurgia. Resultados: Foram encontrados 73 estudos, deste checklist como uma estratégia para reduzir o risco de incidentes cirúrgicos, este documento cirúrgico é considerado elemento chave para redução de erros e eventos adversos. Conclusão: A baixa adesão ao uso de checklist observada no cotidiano, comumente contribuem para a ocorrência desses incidentes graves na assistência cirúrgica, os determinantes são relacionados à estrutura organizacional e humana, devido à carga excessiva de trabalho, fadiga dos profissionais, deficiência na capacitação dos profissionais envolvidos, inexperiência do cirurgião, falha na comunicação, cultural e o clima de segurança que a gestão da instituição enfatiza. É imprescindível ocorrer uma mudança na cultura de segurança do paciente para que todos os profissionais da equipe cirúrgica e da gestão compreendam a necessidade e os benefícios desse protocolo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Sola de Lima, Universidade Estadual de Campinas

Técnica de Enfermagem do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Estomaterapia pela Faculdade da Região Serrana.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

1.
Lima KCS de. Segurança do paciente: cirurgias seguras. CCFEU [Internet]. 30º de novembro de 2022 [citado 1º de fevereiro de 2023];(2):e20224733. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/ccfenf/article/view/4733

Edição

Seção

Gestão de Serviços, Informação/Comunicação e Trabalho em Saúde