Criação de um centro de imunização contra a COVID-19 em uma região de Campinas

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/ccfenf220224729

Palavras-chave:

Vacinas contra COVID-19, Pandemias, Enfermagem

Resumo

Introdução: A Vacinação da COVID-19 em Campinas iniciou em janeiro de 2021 voltado para os profissionais de saúde. A imunização da população foi iniciada em fevereiro distribuído em cinco Centros de Imunização com horário agendado de acordo com os grupos especificados. Objetivo: Descrever a experiência e desafios da criação, implementação, execução e gerenciamento de um Centro de Imunização em uma região de Campinas, São Paulo. Método: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado pela gestão da unidade e responsável técnica da vigilância epidemiológica, durante a campanha de vacinação contra a COVID-19, em uma região do município de Campinas, São Paulo, no período de março a agosto de 2021. Resultados: Foram aplicadas 94.728 doses de vacina contra a COVID-19. Os principais desafios foram: a organização logística do espaço físico para o condicionamento das pessoas, alterações técnicas e modificações constantes das orientações sobre a imunização, capacitação e treinamento das equipes diariamente, provisão dos materiais, insumos, o acolhimento e sua humanização, orientação aos pacientes, combate a fake news, evitar que pessoas “furassem filas”, assim como elaboração de estratégias para evitar a perda de doses com o grupo que estava liberado a imunização. Conclusão: Assim, esse local serviu de estratégia para imunização e contribuiu com o município para alcançar a cobertura vacinal de 90% nas faixas etárias que tinham sido liberadas, consequentemente reduzindo o número de internações na população imunizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Satie Kassada, Universidade Estadual de Campinas

Professora Doutora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo.

Adrielly Reguine, Prefeitura Municipal de Campinas

Enfermeira na Prefeitura Municipal de Campinas. Especialista em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

1.
Kassada DS, Reguine A. Criação de um centro de imunização contra a COVID-19 em uma região de Campinas: relato de experiência. CCFEU [Internet]. 30º de novembro de 2022 [citado 1º de fevereiro de 2023];(2):e20224729. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/ccfenf/article/view/4729

Edição

Seção

Gestão de Serviços, Informação/Comunicação e Trabalho em Saúde