Avaliação de cenários de Diabetes Mellitus na atenção básica
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Palavras-chave

Educação permanente
Educação em saúde
Simulação
SUS
Paciente simulado.

Como Citar

1.
Bazilio J, Pereira JA, Figueira MCS, Silva EM, Silva JLG, Coutinho VRD. Avaliação de cenários de Diabetes Mellitus na atenção básica. CCFEU [Internet]. 3º de janeiro de 2019 [citado 24º de abril de 2024];(1). Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/ccfenf/article/view/269

Resumo

Os processos formativos em enfermagem passaram por diversas mudanças, tornando necessário um olhar crítico em relação às metodologias e recursos empregados. Dessa forma, as faculdades de enfermagem utilizam métodos de ensino que estimulam os alunos a vivenciarem a realidade de um atendimento clínico em ambientes simulados. A Atenção Básica prioriza ações de forma integralizada realizada por equipes de saúde de forma interdisciplinar oferecendo um serviço mais próximo da população, com ênfase na prevenção de doenças crônicas, como o diabetes mellitus. O profissional de enfermagem deve estar preparado para possíveis crises de hipoglicemia que ocorram nas Unidades Básicas. A recriação destes cenários tende a auxiliar os alunos no desenvolvimento de competências, identificando previamente os sinais e sintomas de uma crise evitando a evolução dos casos e fornecendo assistência segura aos pacientes. Avaliar cenário de crise hipoglicêmica na Atenção Básica. Estudo descritivo de abordagem quanti/qualitativa, realizado com 27 alunos do 1º ao 4º ano do curso de enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Para a análise qualitativa dos dados seguimos o método de análise de conteúdo. Resultados: na abordagem quantitativa obtemos nas avaliações que em relação à pertinência do cenário, 85% dos participantes o classificaram como excelente e 15% como bom. Na avaliação de interesse quanto a prática 81% dos alunos escolheram a alternativa excelente e 19% como muito bom. Na avaliação qualitativa, para os estudantes o cenário de hipoglicemia foi muito realístico, possibilitando sistematizarem os pensamentos frente a crise, criando ligação entre a teoria e a prática clínica. O grande diferencial foi a interatividade com pessoas reais possibilitando estabelecer as prioridades no atendimento ao cliente. Todos os alunos assinaram o termo de consentimento, seguindo as exigências de pesquisas com seres humanos de Helsínquia. Conclusão: a simulação clínica possibilita aos estudantes executar a prática em diferentes cenários através de espaços protegidos. A construção e a avaliação de cenários contribuem para que a simulação atinja seus objetivos de forma mais eficiente, possibilitando modificações e adaptações, respeitando a opinião dos alunos expostos a ele.

https://doi.org/10.20396/ccfenf12018269
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Copyright (c) 2019 Congresso Científico da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP

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