Resumo
Os processos formativos em enfermagem passaram por diversas mudanças, tornando necessário um olhar crítico em relação às metodologias e recursos empregados. Dessa forma, as faculdades de enfermagem utilizam métodos de ensino que estimulam os alunos a vivenciarem a realidade de um atendimento clínico em ambientes simulados. A Atenção Básica prioriza ações de forma integralizada realizada por equipes de saúde de forma interdisciplinar oferecendo um serviço mais próximo da população, com ênfase na prevenção de doenças crônicas, como o diabetes mellitus. O profissional de enfermagem deve estar preparado para possíveis crises de hipoglicemia que ocorram nas Unidades Básicas. A recriação destes cenários tende a auxiliar os alunos no desenvolvimento de competências, identificando previamente os sinais e sintomas de uma crise evitando a evolução dos casos e fornecendo assistência segura aos pacientes. Avaliar cenário de crise hipoglicêmica na Atenção Básica. Estudo descritivo de abordagem quanti/qualitativa, realizado com 27 alunos do 1º ao 4º ano do curso de enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Para a análise qualitativa dos dados seguimos o método de análise de conteúdo. Resultados: na abordagem quantitativa obtemos nas avaliações que em relação à pertinência do cenário, 85% dos participantes o classificaram como excelente e 15% como bom. Na avaliação de interesse quanto a prática 81% dos alunos escolheram a alternativa excelente e 19% como muito bom. Na avaliação qualitativa, para os estudantes o cenário de hipoglicemia foi muito realístico, possibilitando sistematizarem os pensamentos frente a crise, criando ligação entre a teoria e a prática clínica. O grande diferencial foi a interatividade com pessoas reais possibilitando estabelecer as prioridades no atendimento ao cliente. Todos os alunos assinaram o termo de consentimento, seguindo as exigências de pesquisas com seres humanos de Helsínquia. Conclusão: a simulação clínica possibilita aos estudantes executar a prática em diferentes cenários através de espaços protegidos. A construção e a avaliação de cenários contribuem para que a simulação atinja seus objetivos de forma mais eficiente, possibilitando modificações e adaptações, respeitando a opinião dos alunos expostos a ele.
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