Avaliação da efetividade de um programa de ensino da ressuscitação cardiopulmonar para estudantes do ensino médio
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Palavras-chave

Reanimação cardiopulmonar
Parada cardíaca
Ensino fundamental e médio
Serviços de saúde escolar.

Como Citar

1.
Souza LAF de, Oyama SMR, Rodrigues MM, Pinto CJM. Avaliação da efetividade de um programa de ensino da ressuscitação cardiopulmonar para estudantes do ensino médio. CCFEU [Internet]. 14º de novembro de 2018 [citado 25º de abril de 2024];(1). Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/ccfenf/article/view/25

Resumo

Apesar dos avanços nos últimos anos muitas mortes poderiam ser evitadas se pessoas leigas fossem treinadas para a ressuscitação cardiopulmonar (RCP), isso permitiria o atendimento imediato à vítima parada cardiorrespiratória (PCR) fora do ambiente hospitalar, o que é fundamental, pois a cada um minuto que uma vítima de PCR não recebe RCP ela perde de 7 a 10% de chance de sobrevida. Avaliar a retenção do aprendizado sobre RCP seis meses após um treinamento para alunos do ensino médio. O estudo foi desenvolvido de agosto/2015 a fevereiro/2016 em uma escola privada de Jundiaí-SP, envolvendo alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio. A amostra foi composta por 34 alunos com idade entre 13 e 17 anos, uma das pesquisadoras realizou o treinamento seguindo as diretrizes da American Heart Association para o ensino da RCP a leigos. O treinamento foi realizado com grupos de 17 alunos, teve duração aproximada de 1,5 horas, sendo 30 minutos de teoria e uma hora de prática com um manequim para simulação de RCP. A coleta de dados foi realizada em dois momentos, por meio de um questionário para avaliar o conhecimento dos alunos sobre RCP, aplicado antes do treinamento e seis meses após. No dia do treinamento os alunos foram avisados que seriam avaliados seis meses após, sem agendamento prévio. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Padre Anchieta (parecer 1.073.569). Foi avaliada a resposta correta dos sujeitos a algumas perguntas sobre RCP, a questão inicial era: “qual sua primeira atitude ao encontrar alguém deitado e inconsciente no chão?”, antes do treinamento 18% acertaram e seis meses depois 96% (p<0,01), na questão “qual o segundo passo ao encontrar alguém inconsciente” acertaram antes 18% e depois 52% (p<0,01),  sobre “qual a quantidade de compressões torácicas/minuto” o total de acertos foi antes 21% e depois 61% (p<0,01), e sobre “qual a profundidade das compressões” acertaram antes 41% e seis meses após 87% (p<0,01). Foi significativa a retenção do aprendizado sobre RCP 6 meses após o treinamento, o grupo estudado preservou o conhecimento de importantes ações para a sobrevivência da vítima de PCR. Estudos com amostras maiores e outros grupos de pessoas e comunidades são necessários para avaliar a eficácia do método em diferentes cenários.

https://doi.org/10.20396/ccfenf1201825
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Copyright (c) 2018 Congresso Científico da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP

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