Lean heathcare no centro cirúrgico
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Palavras-chave

Centro cirúrgico
Lean
Eficiência operacional.

Como Citar

1.
Fernandes HM de LG. Lean heathcare no centro cirúrgico: relato de experiência. CCFEU [Internet]. 5º de maio de 2019 [citado 26º de abril de 2024];(1). Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/ccfenf/article/view/1525

Resumo

A eficiência operacional é uma das premissas no ambiente hospitalar. A melhoria dos processos que garantem o fluxo do paciente e mitigam os atrasos e os tempos de espera colaboram com a eficiência operacional. O Lean é um sistema de gestão que tem como objetivo a melhoria de processo com redução do desperdício, e o compromisso com a apuração do ganho financeiro. Na saúde o gerenciamento com o Lean aponta resultados como redução do tempo de permanência, aumento no giro de leitos, otimização de sala cirúrgica e maior produtividade. Compartilhar a experiência de implantação do Lean no centro cirúrgico. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência realizado no centro cirúrgico de um hospital universitário. Em agosto de 2017 foi constituído com um grupo de trabalho multiprofissional, com representantes da alta direção, que orientados por uma consultoria especializada, direcionaram o projeto. Após a capacitação da equipe, as etapas do Lean foram percorridas: mapeamento do processo com definição do lead time (período do início e termino de uma atividade); medição dos tempos, análise dos indicadores, construção do A3, plano de ação com definição das metas. Os planos de ação foram estabelecidos com ações imediatas e com data para conclusão em dezembro de 2018. Diversas ações foram tomadas com a discussão da equipe do Lean, e obtivemos resultados, já passiveis de medição. Dentre os resultados alcançados, o destaque está para a efetividade do planejamento do mapa cirúrgico e o cumprimento do planejamento, com aumento de 12,6%. Outros resultados estão sendo alcançados, como a revisão dos kits cirúrgicos com redução considerável das saídas dos circulantes de sala, inclusão de materiais rotineiramente utilizados, impactando em aumento da satisfação profissional. Desatacamos que durante a implantação do Lean, tivemos o fechamento para reforma de três salas cirúrgicas, e não obtivemos redução da produtividade, destacando a otimização de horários cirúrgicos mantendo a produção média de 1500 procedimento/mês. O Lean é um modelo de gestão que fornece subsídios para o engajamento dos profissionais na estrutura e nos processos, colaborando efetivamente para melhores resultados organizacionais.

https://doi.org/10.20396/ccfenf120181525
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Copyright (c) 2019 Congresso Científico da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP

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