Utilização de metodologia ativa no ensino da assistência de enfermagem em pacientes com drenos torácicos, cerebral e abdominais
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Palavras-chave

Enfermagem
Drenos
Assistência de enfermagem
Metodologia ativa.

Como Citar

1.
Ribeiro E. Utilização de metodologia ativa no ensino da assistência de enfermagem em pacientes com drenos torácicos, cerebral e abdominais: relato de caso. CCFEU [Internet]. 5º de maio de 2019 [citado 23º de abril de 2024];(1). Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/ccfenf/article/view/1501

Resumo

Os drenos são materiais colocados no interior de uma ferida ou cavidade que tem por objetivos facilitar a saída de fluidos ou ar presentes nesse local ou não, e prevenir o acumulo de líquidos em espaços potenciais e remover secreções normais ou patológicas de cavidades naturais, vísceras e locais de cirurgia. A sua utilização permite a saída de secreções como seromas, hematomas, secreções do trato digestivo, linfa, pus, material necrótico de regiões onde não sejam possíveis a exposição e limpeza. Relatar a experiência de uso do ensino teórico/prático acerca da aplicação dos cuidados de enfermagem com drenos torácicos e abdominais, por meio de Simulação do processo de ensino-aprendizagem na graduação de Enfermagem, permitindo aos estudantes o desempenho prático de habilidades em ambiente seguro preparado em laboratório de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência de simulação, realizada no Laboratório da Faculdade de Enfermagem do Instituto de Ensino Superior de Itapira (IESI). Os 09 estudantes, após aula teórica expositiva foram divididos em três trios dispostos em plataformas de cuidado diferentes uma das outras e devidamente montadas para que os alunos desempenhassem a assistência de enfermagem de acordo com o caso proposto para pacientes com drenos torácico, cerebral e abdominal, sendo estipulado um tempo (20 minutos) para cada grupo se preparar e realizar a técnica. Após simulação de cada trio o docente propunha aos grupos que estavam assistindo o levantamento das evidencias clinicas-cirúrgicas apresentadas pelo paciente durante todo o período a fim de discutir, a partir do fenômeno de enfermagem, os possíveis diagnósticos de enfermagem para o paciente. Para finalizar, o trio seguinte se preparava para a nova simulação do outro caso, também proposto pelo docente, para que todos os discentes pudessem passar pelos dois momentos, participando como atores da simulação e avaliando a cena. Após finalização da dinâmica, os estudantes foram orientados a falar sobre a dinâmica proposta pelo docente numa folha em branco depositando essa, numa caixa deixada no laboratório de enfermagem com a Técnica de Laboratório responsável por esse ambiente. Ao final de cada simulação percebe-se a satisfação por parte do estudante em participar de uma atividade prática, oportunizando a prática de habilidades em ambiente seguro permitindo o aperfeiçoamento das competências e habilidades clinico-cirúrgicas além de proporcionar ao estudante um momento de reflexões para o exercício do raciocínio critico, realizando o Processo de Enfermagem por meio da avaliação das evidencias apresentadas durante a simulação. As respostas dos discentes em relação a pratica proposta foi extremamente positiva (100% das respostas). A prática em saúde demanda estudos de intervenção para que os conceitos já desenvolvidos possam ser validados no cotidiano da assistência, explicitando suas contradições e possibilidades, os quais representam um desafio para o enfermeiro, possível e essencial. Nesse contexto, acredita-se, a partir de relatos dos estudantes, que a experiência se mostrou exitosa, destacando para a necessidade de ampliação desta metodologia em outras temáticas e disciplinas.

https://doi.org/10.20396/ccfenf120181501
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Copyright (c) 2019 Congresso Científico da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP

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