Artigo sobre o conceito reinterpretado do intelecto individualista de Durkheim ao intelectual coletivo de Bourdieu é destaque na Revista Internacional de Educação Superior
PDF

Palavras-chave

Durkheim. Bourdieu. Divulgação científica.

Como Citar

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Artigo sobre o conceito reinterpretado do intelecto individualista de Durkheim ao intelectual coletivo de Bourdieu é destaque na Revista Internacional de Educação Superior. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 2, n. 3, p. 3 p., 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9141. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Se faz mister destacar a importância deste artigo escrito pela Profa Dra Ione Ribeiro Vale , docente pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que traz um debate sobre a teoria de dois sociólogos, um do século XIX – Emile Durkheim – e outro do século XX – Pierre Bourdieu , no texto “ Um conceito reinterpretado ao longo do século: do intelectual individualista de Durkheim ao intelectual coletivo de Bourdieu ” que traz uma reflexão sobre o perfil do intelectual em um mercado capitalista onde até mesmo o conceito de ciência está sendo deturpado. Segundo a autora, Durkheim aposta diante deste tema “na coesão social e na moral laica, indispensáveis à promoção do progresso e da ordem nas sociedades em processo crescente de diferenciação”. Para Bourdieu, Valle destaca que se faz necessário “reinventar uma espécie de intelectual coletivo segundo o modelo do que foram os enciclopedistas”, um intelectual coletivo que mobilizaria a ciência.

PDF

Referências

HARVEY, D. A condição pós-moderna . São Paulo. Editora Loyola, 1992.

VALLE, Ione Ribeiro. Um conceito reinterpetado ao longo do século: do intelectual individualista de Durkheim ao intelectual coletivo de Bourdieu. Revista Internacional de Educação Superior , Campinas, SP, v. 4, n. 1, out. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/865071. Acesso em: 14 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.865071

O Boletim Técnico do PPEC adota a licença do Creative Commons para seus documentos, bem como extende essa licença para os documentos que oferecem diretamente em seus sites.

Downloads

Não há dados estatísticos.