Artigo sobre o conceito reinterpretado do intelecto individualista de Durkheim ao intelectual coletivo de Bourdieu é destaque na Revista Internacional de Educação Superior

Autores

Palavras-chave:

Durkheim. Bourdieu. Divulgação científica.

Resumo

Se faz mister destacar a importância deste artigo escrito pela Profa Dra Ione Ribeiro Vale , docente pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que traz um debate sobre a teoria de dois sociólogos, um do século XIX – Emile Durkheim – e outro do século XX – Pierre Bourdieu , no texto “ Um conceito reinterpretado ao longo do século: do intelectual individualista de Durkheim ao intelectual coletivo de Bourdieu ” que traz uma reflexão sobre o perfil do intelectual em um mercado capitalista onde até mesmo o conceito de ciência está sendo deturpado. Segundo a autora, Durkheim aposta diante deste tema “na coesão social e na moral laica, indispensáveis à promoção do progresso e da ordem nas sociedades em processo crescente de diferenciação”. Para Bourdieu, Valle destaca que se faz necessário “reinventar uma espécie de intelectual coletivo segundo o modelo do que foram os enciclopedistas”, um intelectual coletivo que mobilizaria a ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Filosofia, História e Educação pela FE da Universidade Estadual de Campinas (2001). Pós-doutorado em Políticas Educacionais pela USP e em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Docente Pesquisadora do PPGE da Unoesc, SC na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Colaboradora do PPGEd da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) do Rio Grande do Sul, campus de Frederico Westphalen, na função de Coordenadora de Produção Cientifica. Diretora da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - Rieppes, sediada na Unoesc, parceira do Giepes da Unicamp. Coordenadora Adjunta do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - Giepes, Unicamp.

Referências

HARVEY, D. A condição pós-moderna . São Paulo. Editora Loyola, 1992.

VALLE, Ione Ribeiro. Um conceito reinterpetado ao longo do século: do intelectual individualista de Durkheim ao intelectual coletivo de Bourdieu. Revista Internacional de Educação Superior , Campinas, SP, v. 4, n. 1, out. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/865071. Acesso em: 14 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.865071

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

ALMEIDA, M. de L. P. de. Artigo sobre o conceito reinterpretado do intelecto individualista de Durkheim ao intelectual coletivo de Bourdieu é destaque na Revista Internacional de Educação Superior. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 2, n. 3, p. 3 p., 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9141. Acesso em: 25 out. 2021.

Edição

Seção

Post

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)