Tendências para a gestão e preservação da informação digital [e-book]
Remoto

Palavras-chave

Preservação digital. Gestão da informação.

Como Citar

MÁRDERO ARELLANO, Miguel Ángel (Org.); ARAÚJO, Luiza Martins de Santana (Org.). Tendências para a gestão e preservação da informação digital [e-book]. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 2, n. 3, p. 228 p., 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9130. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Organizado pela equipe da Rede Cariniana o livro é o resultado de uma parceria entre o Ibict e a Universidade de La Salle, de Bogotá - Colômbia. A proposta de publicação surgiu após a realização de um evento internacional em 2015 na Universidade de La Salle, com a ideia de se publicar alguns dos trabalhos apresentados no evento e outros de especialistas em informação digital. O resultado final aborda assuntos relacionados com a gestão e preservação da informação digital, mencionando algumas tendências presentes em diversos projetos de pesquisa nacionais e estrangeiros. Alguns dos temas foram a internacionalização e virtualização da ciência, o fenômeno de big data e gestão dos dados de pesquisa expõem fatos que afetam o desenvolvimento da ciência e seus efeitos na sociedade atual. Alguns conceitos e aplicações ainda precisam de um consenso na literatura, reflexões sobre esses temas são cada vez mais necessárias. Expor os princípios e linhas operacionais para orientar a gestão digital de conteúdos patrimoniais corrobora na efetiva apropriação da produção científica e cultural via a mediação tecnológica. Colocar em evidência os aspectos informacionais no desenvolvimento da e-science contribui para a compreensão do papel dos profissionais da informação na gestão de dados, em contextos geográficos e tecnologicamente diversos. Os autores desta obra discorrem sobre formas de apropriação do patrimônio científico e cultural, utilizando tecnologias digitais, integrando eixos conceituais e empíricos, com preposições orientadoras para a gestão digital na sua interdisciplinariedade, cooperação e hipermediacionalidade. O livro eletrônico contém, além do prefácio, cinco capítulos produzidos por pesquisadores brasileiros e três capítulos de autores latino-americanos.Esta é mais uma contribuição dos colaboradores da Cariniana com os serviços oferecidos pela Rede e na publicação de produtos de informação como dicionários, guias de fontes e mapeamentos de acervos digitais.
Remoto

Referências

MÁRDERO ARELLANO, Miguel Ángel; ARAÚJO, Luiza Martins de Santana . Tendências para a gestão e preservação da informação digital [recurso eletrônico]. Brasília : IBICT, 2017. 228 p. ISBN 978-85-7013-136-2.

O Boletim Técnico do PPEC adota a licença do Creative Commons para seus documentos, bem como extende essa licença para os documentos que oferecem diretamente em seus sites.

Downloads

Não há dados estatísticos.