Plágio acadêmico

Autores

  • Marcos Wachowicz Universidade Federal do Paraná
  • José Augusto Fontoura Costa Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Direito autoral. Plágio. Autoria. Criatividade. Economia criativa. Sociedade da informação

Resumo

Essa coletânea de textos sobre o “plágio acadêmico”, feitos por autores com competência acadêmica reconhecida no meio acadêmico brasileiro e com a consciência cultural e dogmática necessária para entrar nesse universo rico, fascinante e culturalmente complexo.

Referência completa:

WACHOWICZ, Marcos; COSTA, José Augusto Fontoura. Plágio acadêmico [recurso eletrônico]. Curitiba: Gedai Publicações/UFPR, 2016. 224p. ISBN 978-85-67141-15-2. Disponível em: < http://www.gedai.com.br/sites/default/files/publicacoes/plagio_academico_ebook.pdf >.  Acesso em: 7 nov. 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Wachowicz, Universidade Federal do Paraná

Professor de Direito no Curso de Graduação da Universidade Federal do Paraná - UFPR e docente no Programa de Pós-Graduação-PPGD da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná-UFPR. Mestre em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa - Portugal. Professor visitante na Universidade de Valência - Espanha (2015). É o atual Coordenador-lider do Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial - GEDAI / UFPR vinculado ao CNPq. Pesquisador de Produtividade da Fundação Araucária (2014/ em andamento). É Pesquisador integrado do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - ISCSP da Universidade Técnica de Lisboa/Portugal. Atualmente é membro da Associação Portuguesa de Direito Intelectual - APDI e associado do Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual - IBPI, bem como da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - PR.

José Augusto Fontoura Costa, Universidade de São Paulo

Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (1998) e aperfeiçoamento em UN and Globalization pela Central Europe University (2002). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo, professor titular da Faculdade de Direito de Sorocaba, Consultor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Membro de corpo editorial da Revista Direito GV (1808-2432), Revisor de periódico da Revista Brasileira de Política Internacional, Membro de

corpo editorial da Jus Gentium - Revista Jurídica, Membro de corpo editorial da Novos Estudos Jurídicos (UNIVALI), Revisor de periódico da Sequência (UFSC), Revisor de periódico da Revista Direito Empresarial (Curitiba), Revisor de periódico da Revista CEJ (Brasília), Membro de corpo editorial da Revista Direito Empresarial (Curitiba), Consultor ad hoc do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Revisor de projeto de fomento do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Consultor ad hoc do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Revisor de projeto de fomento do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Bolsista Produtividade P-2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Revisor de projeto de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Membro de corpo editorial da Revista de Direito Econômico e Socioambiental, Consultor ad hoc da Scientific Eletronic Library on Line e Professor da Universidade Santa Cecília.

Referências

ALENTE, Décio. O plágio. São Paulo: Livraria Farah, 1986.

ASCENSÃO, José Oliveira. Direito Autoral. Rio de Janeiro: Renovar, 1998.

BARBOSA, Denis Borges. Direito de Autor: questões fundamentais de direito de autor. Rio de Janeiro: Lumen Juris.

CHAVES, Antônio. Plágio. Revista de Informação Legislativa, Brasília, ano 20, n. 77, jan./mar. 1983.

CHINELLATO, Silmara Juny de Abreu. Notas Sobre Plágio e Autoplágio. Revista do Instituto dos Advogados de São Paulo, v. 29, 2012.

DUVAL, Hermano. Violações dos Direitos Autorais. 2. tir. Rio de Janeiro: Borsói Editor, 1985.

FERNÁNDEZ, Antonio Agúndez. Estudio jurídico del plagio literario. Granada: Editorial Comares, 2005.

GANDELMAN, Henrique. De Gutemberg à internet. 2. ed. São Paulo: Record, 1997.

GANDELMAN, Henrique. O que é Plágio? Revista da ABPI, n. 75. mar/abr. 2005.

GIURIATI, Domenico. El Plagio. Trad. Luis Marco. Madrid: La España Moderna, 1922.

GRAU-KUNTZ, Karin. Jurisprudência comentada. Sobre Plágio (ou sobre o nó górdio do Direito de Autor). Revista da ABPI, n. 99, mar/abr. 2009.

KROKOSCZ, Marcelo. Autoria e Plágio. São Paulo: Atlas, 2012.

LEITE, Eduardo Lycurgo. Plágio e outros estudos em direito de autor. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.

LINKE, Sara Helena. A Internet e a divulgação de obras intelectuais. Boletim Informativo do Grupo de Estudos em Direito Autoral e Informação, Florianópolis, v.1, ano 2, abr. 2011.

ORTELLADO, Pablo. Uma política de direito autoral para o livro didático. Desafios da Conjuntura, São Paulo, Ação Educativa. Observatório da Educação, v. 1, n. 27, ago. 2009.

PRETTO, Nelson De Luca. Redes colaborativas, ética hacker e educação. Educaçåo em Revista, v. 26, n. 3, p. 305-316, 2010.

SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson De Luca (Org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012.

WACHOWICZ, Marcos. Propriedade Intelectual & Internet. Curitiba: Juruá, 2002.

Downloads

Publicado

2017-11-07

Como Citar

WACHOWICZ, M.; COSTA, J. A. F. Plágio acadêmico. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 2, n. 3, p. 222 p., 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9127. Acesso em: 25 out. 2021.

Edição

Seção

Literatura Indicada