Artigo publicado na ETD – Educação Temática Digital fala sobre “Professores como pesquisadores e a colaboração entre pares no contexto escolar”
PDF

Palavras-chave

Letramento informacional. Construção do conhecimento. Práticas de pesquisa.

Como Citar

SANTOS, Gildenir Carolino. Artigo publicado na ETD – Educação Temática Digital fala sobre “Professores como pesquisadores e a colaboração entre pares no contexto escolar”. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 2, n. 3, p. 4 p., 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9118. Acesso em: 22 jun. 2024.

Resumo

O artigo “Professores como pesquisadores e a colaboração entre pares: pesquisa, informação e conhecimento no contexto escolar” de Cintia Kath Blank e João Alberto da Silva, discorre sobre uma pesquisa “com docentes participantes do programa Observatório Nacional da Educação, atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas municipais de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul.” (BLANK; SILVA, 2017). Nessa abordagem, eles procuram unir o conceito de construção do conhecimento e o letramento informacional para entender os métodos de pesquisas teóricas e conceituais desenvolvidas por eles mesmos e voltadas para o âmbito escolar.

PDF

Referências

BLANK, Cintia Kath; SILVA, João Alberto da. Professores como pesquisadores e a colaboração entre pares: pesquisa, informação e conhecimento no contexto escolar. ETD – Educação Temática Digital , Campinas, SP, v. 19, n. 3, p. 786-804, jul. 2017. ISSN 1676-2592. Disponível em: https://goo.gl/WhFQJP. Acesso em: 29 set. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.20396/etd.v19i3.8642493 .

BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento . 2. ed. rev. Porto Alegre, RS: Penso, 2012.

COUTINHO, Clara P. et al. Investigação-acção: metodologia preferencial nas práticas educativas. Psicologia, Educação e Cultura , Minho, v. 13, n. 2, p. 355- 379, 2009. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10148/1/Investiga%c3%a7%c3%a3o_Ac%c3%a7%c3%a3o_Metodologias.PDF. Acesso em: 29 set. 2017.

GASQUE, Kelley Cristine G. Dias. Letramento informacional : pesquisa, reflexão e aprendizagem. [e-book]. Brasília, DF: UNB, 2012. Disponivel em: http://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/13025/1/LIVRO_Letramento_Informacional.pdf

GASQUE, Kelley Cristine G. Dias; TESCAROLO, Ricardo. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista , Belo Horizonte, MG, v.26, n.1, p. 41-56, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/03.pdf. Acesso em: 29 set. 2017.

PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? 16. ed. Rio de Janeiro, RJ: José Olympio,

O Boletim Técnico do PPEC adota a licença do Creative Commons para seus documentos, bem como extende essa licença para os documentos que oferecem diretamente em seus sites.

Downloads

Não há dados estatísticos.