Abstract
Apresentamos a aplicação de descritores de áudio para planejamento orquestral. Utilizamos o descritordenominado de Chroma para produzir medidas iniciais e, posteriormente, analisar os resultados sonoros dagravação, executada pela Orquestra Sinfônica da Unicamp, da obra "Lana Tai - no dia em que nasceu umaaquarela", para orquestra de cordas. O Chroma calcula a distribuição acumulada da magnitude do espectro deFourier por bandas fixas de frequência. Essas referem-se às classes de alturas musicais e foram subdivididas emsemitons. Implementamos um ambiente computacional em Pure Data (PD), o qual possibilitou estudarconfigurações orquestrais, denominadas neste trabalho como Marcos Sonoros (MS). Tais configurações,elaboradas inicialmente de forma heurística, foram o ponto de partida do processo de planejamento daorquestração de “Lana Tai”. Os MS foram construídos com amostras de um banco sonoro digital e comparadoscom as respectivas amostras gravadas.
References
MANZOLLI, J. Um Modelo Matemático para Timbre
Orquestral, dissertação de mestrado, IMECC,
Unicamp, 1988.
MALT,M.; JOURDAN,E. Zsa.Descriptors: a library
for real-time descriptors analysis. In 5th Sound And
Music Computing Conference, Berlin,
Allemagne, 31th july to August, 3rd, 2008.
ASSAYAG, G.; RUEDA, C.; LAURSON, M.;
AGON, C.; DELERUE, O. Computer-assisted
composition at ircam: From patchwork to openmusic.
Computer Music Journal, vol. 23, no. 3, pp. 59 – 72,
LAURSON, M., KUUSKANKARE, M. PWGL: A
Novel Visual Language based on Common Lisp,
CLOS and OpenGL. Em Proceedings of International
Computer Music Conference, pages 142–
,Gothenburg, Sweden, September 2002.
ZICARELLI, D. An Extensible Real-Time Signal
Processing Environment for MAX. Proceedings of the
International Computer Music Conference. San
Francisco: International Computer Music Association.
, pgs. 463–466.
PUCKETTE, M. S. Pure Data. Proceedings,
International Computer Music Conference. San
Francisco: International Computer Music Association.
pgs. 269–272. 1996.
CARPENTIER, G. – Approche computationelle de
l’orchestration musicale. Ph.D. Thesis, University
Pierre et Marie Curie, Paris. 247 pgs.
ESLING, P., AGON, C. Composition of sound
mixtures with spectral maquettes. Proceedings of the
International Computer Music Conference. 2002/
BYRD, D; FINGERHUT, M. The History of ISMIR –
A Short Happy Tale. D-lib Magazine, Vol. 8, No. 11,
PEREIRA, E. Estudos Sobre uma Ferramenta de
Classificação Musical. Dissertação de Mestrado –
Universidade Estadual Campinas, Faculadde de
Engenharia e de Computação. 2009. 65 pgs.
MONTEIRO, A. Criação e Performance Musical no
Contexto dos Instrumentos Digitais. Dissertação de
Mestrado. Núcleo Interdisciplonar de Comunicação
Sonora – NICS/UNICAMP. Universidade Estadual
Campinas. 2012. 159 pgs.
FUJISHIMA, T. Realtime Chord Recognition of
Musical Sound: a System Using Common Lisp Music.
CCRMA, Stanford University, 1999. 4 pgs.
GOMEZ, E. Tonal description of music audio signals,
Ph.D. dissertation, MTG, Universitat Pompeu Fabra,
Barcelona, Spain, 2006, http://mtg.upf.edu/
egomez/thesis.
MONTEIRO, A. MANZOLLI, J. Análise
Computacional de Texturas Sonoras via Mapas de
Poincaré. XXI Congresso da Associação Nacional de
Pesquisa e Pós-Graduação em Música – Uberlândia.
SHEPARD, R. N. (1982). Structural representations
of musical pitch. In Deutsch, D., editor, The
Psychology of Music, First Edition. Swets &
Zeitlinger.
SHEH A, ELLIS D.P.W.. Chord segmentation and
recognition using EM-trained hidden Markov models.
In: International Conference On Music Information
Retrieval, 2003, Baltimore, USA. 2003. p. 185–191.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2014 NICS Reports