Descritores de áudio como suporte à orquestração assistida por computador
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Orquestração
Escritura da música

How to Cite

SIMURRA, Ivan Eiji; MANZOLLI, Jônatas. Descritores de áudio como suporte à orquestração assistida por computador: croma de uma aquarela. NICS Reports, Campinas, SP, v. 3, n. 7, p. 1–4, 2014. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/pas/index.php/nicsreports/article/view/72. Acesso em: 3 jul. 2024.

Abstract

Apresentamos a aplicação de descritores de áudio para planejamento orquestral. Utilizamos o descritordenominado de Chroma para produzir medidas iniciais e, posteriormente, analisar os resultados sonoros dagravação, executada pela Orquestra Sinfônica da Unicamp, da obra "Lana Tai - no dia em que nasceu umaaquarela", para orquestra de cordas. O Chroma calcula a distribuição acumulada da magnitude do espectro deFourier por bandas fixas de frequência. Essas referem-se às classes de alturas musicais e foram subdivididas emsemitons. Implementamos um ambiente computacional em Pure Data (PD), o qual possibilitou estudarconfigurações orquestrais, denominadas neste trabalho como Marcos Sonoros (MS). Tais configurações,elaboradas inicialmente de forma heurística, foram o ponto de partida do processo de planejamento daorquestração de “Lana Tai”. Os MS foram construídos com amostras de um banco sonoro digital e comparadoscom as respectivas amostras gravadas.

PDF (Português (Brasil))

References

MANZOLLI, J. Um Modelo Matemático para Timbre

Orquestral, dissertação de mestrado, IMECC,

Unicamp, 1988.

MALT,M.; JOURDAN,E. Zsa.Descriptors: a library

for real-time descriptors analysis. In 5th Sound And

Music Computing Conference, Berlin,

Allemagne, 31th july to August, 3rd, 2008.

ASSAYAG, G.; RUEDA, C.; LAURSON, M.;

AGON, C.; DELERUE, O. Computer-assisted

composition at ircam: From patchwork to openmusic.

Computer Music Journal, vol. 23, no. 3, pp. 59 – 72,

LAURSON, M., KUUSKANKARE, M. PWGL: A

Novel Visual Language based on Common Lisp,

CLOS and OpenGL. Em Proceedings of International

Computer Music Conference, pages 142–

,Gothenburg, Sweden, September 2002.

ZICARELLI, D. An Extensible Real-Time Signal

Processing Environment for MAX. Proceedings of the

International Computer Music Conference. San

Francisco: International Computer Music Association.

, pgs. 463–466.

PUCKETTE, M. S. Pure Data. Proceedings,

International Computer Music Conference. San

Francisco: International Computer Music Association.

pgs. 269–272. 1996.

CARPENTIER, G. – Approche computationelle de

l’orchestration musicale. Ph.D. Thesis, University

Pierre et Marie Curie, Paris. 247 pgs.

ESLING, P., AGON, C. Composition of sound

mixtures with spectral maquettes. Proceedings of the

International Computer Music Conference. 2002/

BYRD, D; FINGERHUT, M. The History of ISMIR –

A Short Happy Tale. D-lib Magazine, Vol. 8, No. 11,

PEREIRA, E. Estudos Sobre uma Ferramenta de

Classificação Musical. Dissertação de Mestrado –

Universidade Estadual Campinas, Faculadde de

Engenharia e de Computação. 2009. 65 pgs.

MONTEIRO, A. Criação e Performance Musical no

Contexto dos Instrumentos Digitais. Dissertação de

Mestrado. Núcleo Interdisciplonar de Comunicação

Sonora – NICS/UNICAMP. Universidade Estadual

Campinas. 2012. 159 pgs.

FUJISHIMA, T. Realtime Chord Recognition of

Musical Sound: a System Using Common Lisp Music.

CCRMA, Stanford University, 1999. 4 pgs.

GOMEZ, E. Tonal description of music audio signals,

Ph.D. dissertation, MTG, Universitat Pompeu Fabra,

Barcelona, Spain, 2006, http://mtg.upf.edu/

egomez/thesis.

MONTEIRO, A. MANZOLLI, J. Análise

Computacional de Texturas Sonoras via Mapas de

Poincaré. XXI Congresso da Associação Nacional de

Pesquisa e Pós-Graduação em Música – Uberlândia.

SHEPARD, R. N. (1982). Structural representations

of musical pitch. In Deutsch, D., editor, The

Psychology of Music, First Edition. Swets &

Zeitlinger.

SHEH A, ELLIS D.P.W.. Chord segmentation and

recognition using EM-trained hidden Markov models.

In: International Conference On Music Information

Retrieval, 2003, Baltimore, USA. 2003. p. 185–191.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 NICS Reports

Downloads

Download data is not yet available.