Resumo
A literatura científica da área de cognição musical tem indicado nos últimos anos uma discussão em andamento sobre as similaridades entre música e linguagem verbal. Recentes estudos nas áreas de musicologia, linguística e neurociência têm constatado características em comum entre o processamento e desenvolvimento da música e da linguagem. Este artigo apresenta uma revisão da literatura onde se constata uma dificuldade maior na educação e consequente assimilação de conteúdos musicais relacionados com a expressividade musical. O objetivo deste trabalho é apresentar um embasamento teórico sobre a similaridade entre música e linguagem de modo a fomentar e validar a criação de uma futura estratégia de ensino a distância da expressividade musical no contexto do jazz, baseada em estratégias existentes do ensino de idiomas.
Referências
Anderson, J. R. (1989) Theory of the Origins of Human Knowledge. Artificial Intelligence
Journal, 40 (1-3), 313-351.
Anderson, J.R. (1982) Acquisition of Cognitive Skill. Psychological Review, 89 (4), 369-406.
Ginsborg, J. (2002) Singing by heart: memorization strategies for the words and music of
songs. In: JW Davidson, (Ed.). The music practitioner: exploring practices and research
in the development of the expert music performer, teacher and listener. 149-160. London:
Routledge.
Hallan, S. (1995) Professional musicians approaches to the learning and interpretation of
music. Sage Journals: Psychology of Music, 23, 111-128.
Hallan, S. (1997) The development of memorization strategies in musicians: implications for
education. British Journal of Music Education. 14, 87-97.
Kratus, J. (1996). A developmental approach to teaching music improvisation. British Journal
of Music Education. 26, 27-37.
Levitin, Daniel (2012). CIRMMT Student Symposium and General Assembly. University of
McGill, Montreal. Recuperado em 9 setembro, 2016 de https://www.youtube.com/watch?
v=GtSCVqIDl-k
Limb, Charles. (2010). Your Brain on Improv. Vídeo TED. Recuperado em 12 de setembro,
de https://www.ted.com/talks/charles_limb_your_brain_on_improv?language=en#t284808A
Patel, Aniruddh D. ( 2008) Music, Language and the Brain. Oxford Universiity Press. New
York. pg. 535-540.
Penna, Maura. (2008) Música(s) e seu ensino (2ª ed.). Porto Alegre: Sulina.
Ripoll, H. (1991). The understanding-acting processing sport: the relationship between the
semantic and sensoriomotor visual function. International Journal of Sport Psychology,
, 221-243.
Sanders, A. (1991) Ergonomics. Simulation as a Tool in the Measurement of Human
Performance. London and New York: Taylor & Francis Group, 34, 1991. pg. 995-1025
Solti, E. (2015). Avaliação do ensino-aprendizagem de guitarra elétrica e violão popular na
licenciatura em música modalidade à distância da Universidade Vale do Rio Verde.
Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2017 NICS Reports