O ensino da expressividade musical no jazz baseado no ensino de idiomas
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Palavras-chave

Expressividade musical
Ensino de idiomas
Ensino a distância

Como Citar

SOLTI, Endre; NOVO JÚNIOR, José Eduardo Fornari. O ensino da expressividade musical no jazz baseado no ensino de idiomas. NICS Reports, Campinas, SP, v. 6, n. 21, p. 1–8, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/pas/index.php/nicsreports/article/view/86. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

A literatura científica da área de cognição musical tem indicado nos últimos anos uma discussão em andamento sobre as similaridades entre música e linguagem verbal. Recentes estudos nas áreas de musicologia, linguística e neurociência têm constatado características em comum entre o processamento e desenvolvimento da música e da linguagem. Este artigo apresenta uma revisão da literatura onde se constata uma dificuldade maior na educação e consequente assimilação de conteúdos musicais relacionados com a expressividade musical. O objetivo deste trabalho é apresentar um embasamento teórico sobre a similaridade entre música e linguagem de modo a fomentar e validar a criação de uma futura estratégia de ensino a distância da expressividade musical no contexto do jazz, baseada em estratégias existentes do ensino de idiomas. 

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Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

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