Processo de síntese sonora como suporte à composição de Rito soturno
PDF

Palavras-chave

Composição eletroacústica
Síntese sonora
Modelos caóticos

Como Citar

MONTEIRO, Adriano Claro; MANZOLLI, Jônatas. Processo de síntese sonora como suporte à composição de Rito soturno. NICS Reports, Campinas, SP, v. 3, n. 7, p. 1–10, 2014. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/pas/index.php/nicsreports/article/view/63. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

Esse artigo apresenta um novo modelo de síntese de texturas sonoras que foi desenvolvido para a composição da peça eletroacústica Rito soturno. O método proposto é baseado em sistemas dinâmicos não-lineares e pode ser classificado como uma nova abordagem no campo da síntese Iterativa. No artigo primeiramente descrevemos o sistema de síntese, em seguida discutimos seu uso durante a criação da peça, por fim apresentamos e discutimos os resultados sonoros de uma exploração empírica realizada durante a composição de Rito soturno
PDF

Referências

BIDLACK, Rick. Chaotic Systems as Simple (But Complex) Compositional Algorithms. Computer Music Journal, v. 16, n. 3, p. 33-47 1992.

CHAPEL, Rubén H. Realtime Algorithmic Music Systems from Fractals and Chaotic Functions: toward an active musical instrument.Barcelona, 2003. 75f. Dissertação (submetida ao exame parcial para aquisição de Doutorado) Universitat Pompeu Fabra.

DABBY, Diana. Musical Variations from a Chaotic Mapping. Cambridge, 1995. 162f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação), Massachusetts Institute of Technology.

DI SCIPIO, Agostino. Composition by Exploration of Non-linear Dynamics Systems. In: INTERNATIONAL COMPUTER MUSIC CONFERENCE, 1990, Glasgow. Escócia. ICMC Glasgow Proceedings, International Computer Music Association, 1990, p. 324-328.

DI SCIPIO, Agostino; PRIGNANO, Ignazio. Synthesis by Functional Iterations. A Revitalization of Non-Standard Synthesis. Journal of New Music Research, v. 25, n. 1, p. 31- 46, 1996.

DIAZ-JEREZ, Gustavo. Algorithmic Music: using mathematical models in music composition. Nova York, 2000. 284f. Dissertação (submetida ao exame parcial para requerimentos em Doutorado em Música). Manhattan School of Music.

DODGE, Charles. Profile a musical fractal. Computer Music Journal,v.12, n. 3, p.10-14, 1988.

FORREST, Stephanie. Emergent Computation: Self-Organizing, Collective, and Cooperative Computing Networks, Cambridge, MA,MIT Press, 1990.

GOGINS, Michael. Iterated Functions Systems Music. Computer Music Journal, v. 15, n.1, p. 40-48, 1991.

MANZOLLI, Jônatas Musical Application Derived from FracWave Sound Synthesis Method. In: AUDIO ENGINEERING SOCIETY CONVENTION, 94, Berlim, 1993, 94th AES Proceedings, Berlim: Audio Engineering Society, 1993.

PETERS, Michael. From Strange to Impossible Interactive Attractor Music. Contemporary Music Review, v. 29, n. 4, p- 395-404, 2010.

PRESSING, Jeff. Nonlinear maps as generators of musical design.Computer Music Journal, v. 12, n. 2, p. 35-46, 1988.

PUIG, Daniel.Música e sistemas dinâmicos não-lineares: uma abordagem composicional. Rio de Janeiro, 2005. 113f. Dissertação de Mestrado em Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SLATER, Dan. Chaotic Sound Synthesis. Computer Music Journal, v. 22, n. 2, p. 12-19, 1998.

TRUAX, Barry. Chaotic Non-linear Systems and Digital Synthesis: an exploratory study. In:

INTERNATIONAL COMPUTER MUSIC CONFERENCE, 1990. Glasgow, ICMC Glasgow Proceedings: International Computer Music Association,1990, p. 100-103.

VALSAMAKIS, Nikolas; MIRANDA, Eduardo Reck. Interactive Sound Synthesis by means of cross-coupled digital oscillators. Digital Creativity, v. 16, n. 2, p. 79-92, 2005.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 NICS Reports

Downloads

Não há dados estatísticos.