O acesso aos sites Cifraclub e Youtube como ferramentas para o aprendizado musical
PDF

Palavras-chave

Aprendizado musical informal
Projeto PIBID
Escola pública
Cifraclub.com.br
Youtube.com

Como Citar

RODRIGUES, Fernando Macedo. O acesso aos sites Cifraclub e Youtube como ferramentas para o aprendizado musical. NICS Reports, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 1–9, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/pas/index.php/nicsreports/article/view/35. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

Este texto trata da utilização dos sites Cifraclub (www.cifraclub.com.br) e Youtube (www.youtube.com) no aprendizado musical dos participantes da oficina de música do Projeto PIBID/UEMG. As atividades. Observamos que a Internet ampliou as possibilidades de compartilhamento e troca de informações musicais e os sites mencionados foram importantes referências para os participantes da oficina, durante o aprendizado musical. 

PDF

Referências

BARBA, Fernando. Curso Intensivo de Música Corporal. Disponível em:

<http://barbatuques.com.br/pt/?p=1281#more-1281>. Acesso em: 6 mar. 2016.

BAUER, Martin. W.; GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som -

um manual prático. 2a Edição ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2003.

CAYARI, Christopher. The Youtube Effect: How Youtube has provided new ways to

consume, create, and share music. International Journal of Education & the Arts, v. 12, n. 6,

p. 1–30, 2011.

CIAVATTA, Lucas. O conceito de posição. Disponível em: <http://www.opasso.com.br>.

Acesso em: 6 mar. 2016.

FERNANDES, José. N. Oficinas de música no Brasil. História e metodologia. 2a Ed.

Teresina/PI. Ed. Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 2000.

GREEN, Lucy. How Popular Musicians Learn: A Way Ahead for Music Education. London:

Ashgate Publishing, Ltd., 2001.

GREEN, Lucy. Music, Informal Learning and the School : A New Classroom Pedagogy.

Hampshire - England: Ashgate Publishing Limited, 2008.

MAK, Peter. Learning Music in Formal, Non-Formal and Informal Contexts. In: MAK, Peter;

KORS, Ninja; RENSAHW, Peter. (Eds.). Formal, non-formal and informal learning in music.

The Hague, The Netherlands: Lectorate Lifelong Learning in Music, 2007. p. 8–27.

MERRIAM, Sharan. B. Qualitative Research: A Guide to Design and Implementation. 2nd

Edition. San Francisco - USA: Wiley, 2014.

PRICE, David. Non-formal Teaching and Musical Futures. In: D’AMORE, Abigail (Org.).

Musical Futures an approach to teaching music. 2nd. ed. London: Musical Futures, 2012. p.

–46. Disponível em: www.musicalfutures.org.uk Acesso em 03 abr. 2017.

SANDIM, Leandro. E. A. Cifra Club - Processos de aprendizagem musical. Belo Horizonte,

46p. Monografia de Especialização. Escola de Música. Universidade Federal de Minas

Gerais, 2011. 46 p.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 NICS Reports

Downloads

Não há dados estatísticos.