Resumo
Este texto trata da utilização dos sites Cifraclub (www.cifraclub.com.br) e Youtube (www.youtube.com) no aprendizado musical dos participantes da oficina de música do Projeto PIBID/UEMG. As atividades. Observamos que a Internet ampliou as possibilidades de compartilhamento e troca de informações musicais e os sites mencionados foram importantes referências para os participantes da oficina, durante o aprendizado musical.
Referências
BARBA, Fernando. Curso Intensivo de Música Corporal. Disponível em:
<http://barbatuques.com.br/pt/?p=1281#more-1281>. Acesso em: 6 mar. 2016.
BAUER, Martin. W.; GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som -
um manual prático. 2a Edição ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2003.
CAYARI, Christopher. The Youtube Effect: How Youtube has provided new ways to
consume, create, and share music. International Journal of Education & the Arts, v. 12, n. 6,
p. 1–30, 2011.
CIAVATTA, Lucas. O conceito de posição. Disponível em: <http://www.opasso.com.br>.
Acesso em: 6 mar. 2016.
FERNANDES, José. N. Oficinas de música no Brasil. História e metodologia. 2a Ed.
Teresina/PI. Ed. Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 2000.
GREEN, Lucy. How Popular Musicians Learn: A Way Ahead for Music Education. London:
Ashgate Publishing, Ltd., 2001.
GREEN, Lucy. Music, Informal Learning and the School : A New Classroom Pedagogy.
Hampshire - England: Ashgate Publishing Limited, 2008.
MAK, Peter. Learning Music in Formal, Non-Formal and Informal Contexts. In: MAK, Peter;
KORS, Ninja; RENSAHW, Peter. (Eds.). Formal, non-formal and informal learning in music.
The Hague, The Netherlands: Lectorate Lifelong Learning in Music, 2007. p. 8–27.
MERRIAM, Sharan. B. Qualitative Research: A Guide to Design and Implementation. 2nd
Edition. San Francisco - USA: Wiley, 2014.
PRICE, David. Non-formal Teaching and Musical Futures. In: D’AMORE, Abigail (Org.).
Musical Futures an approach to teaching music. 2nd. ed. London: Musical Futures, 2012. p.
–46. Disponível em: www.musicalfutures.org.uk Acesso em 03 abr. 2017.
SANDIM, Leandro. E. A. Cifra Club - Processos de aprendizagem musical. Belo Horizonte,
46p. Monografia de Especialização. Escola de Música. Universidade Federal de Minas
Gerais, 2011. 46 p.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 NICS Reports