Resumo
Conforme Murray Schafer (2011, p. 223), “palavras são invocações mágicas que podem refletir encantamentos”. Mesmo não possuindo significado semântico, podem comunicar expressivamente, conforme o autor exemplifica com o poema dadaísta de Hugo Ball (SCHAFER, 2011, p. 224). Mas apesar dessa capacidade de comunicação expressiva, fundamental para a intensificação da imersão em games, os timbres da voz nem sempre recebem atenção em relação a sua riqueza sonológica.
Referências
BELIN, Pascal. Human temporal-lobe response to vocal sounds. Cognitive Brain Research, Montreal, v. 13, p. 17-26, 2002.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal: aplicações na hipermídia. 3. ed. São Paulo: 5. Reimp., 2019, Iluminuras: FAPESP, 2005.
SANTAELLA, Lucia. Estética & Semiótica. Curitiba: InterSaberes, 2019. (Série Excelência em jornalismo)
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. Tradução de Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascoal; revisão técnica de Aguinaldo José Gonçalves. 2. ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2011. 408 p.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 NICS Reports