Glossolalia em games
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Palavras-chave

Atravessamentos
Poéticas
Criações
Linguagens
Ensaios
Experimentações

Como Citar

YGLESIAS, Vinicius; NOVO JÚNIOR, José Eduardo Fornari. Glossolalia em games : um estudo sobre a estética sonora de idiomas fictícios em jogos digitais. NICS Reports, Campinas, SP, v. 9, n. 23, p. 1–2, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/pas/index.php/nicsreports/article/view/330. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

Conforme Murray Schafer (2011, p. 223), “palavras são invocações mágicas que podem refletir encantamentos”. Mesmo não possuindo significado semântico, podem comunicar expressivamente, conforme o autor exemplifica com o poema dadaísta de Hugo Ball (SCHAFER, 2011, p. 224). Mas apesar dessa capacidade de comunicação expressiva, fundamental para a intensificação da imersão em games, os timbres da voz nem sempre recebem atenção em relação a sua riqueza sonológica.

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Referências

BELIN, Pascal. Human temporal-lobe response to vocal sounds. Cognitive Brain Research, Montreal, v. 13, p. 17-26, 2002.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal: aplicações na hipermídia. 3. ed. São Paulo: 5. Reimp., 2019, Iluminuras: FAPESP, 2005.

SANTAELLA, Lucia. Estética & Semiótica. Curitiba: InterSaberes, 2019. (Série Excelência em jornalismo)

SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. Tradução de Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascoal; revisão técnica de Aguinaldo José Gonçalves. 2. ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2011. 408 p.

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