O uso do software band-in-a-box na aprendizagem da guitarra elétrica
PDF

Palavras-chave

Band-in-a-box
Guitarra elétrica
Tecnologias musicais
Aprendizagem da guitarra

Como Citar

SILVA, José Anderson da; LOPES, Ibrantina de Carvalho Guedes. O uso do software band-in-a-box na aprendizagem da guitarra elétrica. NICS Reports, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 1–11, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/pas/index.php/nicsreports/article/view/33. Acesso em: 18 maio. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como tema tecnologias musicais no aprendizado de guitarra. O objetivo geral é selecionar ferramentas do Band-in-a-box que auxiliem na aprendizagem da guitarra e analisá-las sob uma ótica construcionista. Foram consultadas bibliografias específicas acerca da teoria do construcionismo papertiano e realizada uma análise das ferramentas selecionadas sob a perspectiva desta teoria. Como resultado, o software apresentou as características necessárias para construção do conhecimento descrito na abordagem construcionista pertinentes a aprendizagem de guitarra. 

PDF

Referências

ALTOÉ, Anair; FUGIMOTO, Sonia Maria Andreto. Computador na educação e os desafios

educacionais. In: Congresso Nacional de Educação–EDUCERE, 9ª. Encontro Sul

Brasileiro de Psicopedagogia, 2009.

BORDA, Rogério. Por uma proposta curricular de curso superior em guitarra elétrica.

Dissertação (Mestrado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de

Letras e Artes, Universidade do Rio de Janeiro, 2005.

CHERNICHARO, Felipe Melo. O ensino da Guitarra Elétrica na instituição de ensino

superior: Uma proposta curricular. Monografia (Licenciatura Plena em Educação Artística

– Habilitação em Música) – Instituto Villa-Lobos, Centro de Letras e Artes,

Universidade do Rio de Janeiro, 2009.

CUNHA, Glória; MARTINS, Maria Cecília. Tecnologia, Produção & Educação Musical:

Descompassos e Desafinos. In: Anais do Congresso RIBIE n. IV, 1998.

CUERVO, L.. Educação musical e a ideia de arquiteturas pedagógicas: práticas na formação

de professores da geração “nativos digitais”. Revista da ABEM, Local de publicação (editar

no plugin de tradução o arquivo da citação ABNT), 20, dec. 2013. Disponível em:

<http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/vie

w/91/76>. Acesso em: 08 Jul. 2018.

PG Music, Inc. (s.d.). Guia do Usuário - Band-in-a-Box. Copyright PG Music Inc.1989-

Obtido em 18 de Agosto de 2017.

LEÃO, Djair Pessoa. Um panorama do ensino particular da guitarra elétrica na cidade

de NATAL-RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio

Grande do Norte. Disponível em:

<http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1386/1/LE%C3%83O_Djair%20 Pessoa_Um%20panorama%20do%20ensino%20particular%20da%20guitarra%20el%C3%A9

trica%20na%20Cidade%20de%20Natal-RN_2014.2.pdf >. Acesso em: agosto. 2017.

LEME, Gerson Rios; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Professores de escolas de música: um

estudo sobre a utilização de tecnologias. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 17, 87-96, set.

MALTEMPI, Marcus Vinicius. Novas tecnologias e construção de conhecimento: reflexões e

perspectivas. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO

MATEMÁTICA, 2005, Porto. Anais... Porto, PT, 2005.

MARTINS, J. G. Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de

aprendizagem. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

MÓDOLO, Thiago Grando et al. A formação musical e pedagógica em quatro cursos

superiores de guitarra elétrica no Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade do

Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Programa de Pós-Graduação em Música,

Florianópolis. Disponível em:

http://www.tede.udesc.br/bitstream/tede/2323/1/122554.pdf> Acesso em: 2017.

OLIVEIRA, Tiago da Silva. O ensino particular de instrumento: um estudo de caso com

alunos de guitarra. Monografia. UFRGS – Porto Alegre, 2013. Disponível

em:<https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/129050/000976615.pdf?sequence=1>

Acesso em: 2017.

PAIXÃO, João Jorge dos Anjos. O ensino da improvisação em aulas de guitarra na

perspectiva dos alunos. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de

Licenciatura em Música do Departamento de Música. Brasília, 2016.

PAIVA, Luciano Luan Gomes. O uso das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem

musical: um estudo com guitarristas licenciandos em música da UFRN. Trabalho de

Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.

PAPERT, Seymour; SOUZA, Ana de Fátima. A maior vantagem competitiva é a habilidade

de aprender. Entrevista concedida a Ana de Fátima Souza. Disponível em:< http://www.

dimap. ufrn. br/~ jair/piu/artigos/seymour. html>. Acesso em, v. 27, 2008.

RASERA, E.F.; JAPUR, M. Os sentidos da construção social: o convite construcionista para a

psicologia. Paidéia, v.15, n.30, p. 21-29, 2005.

SOUZA, A. F. A maior vantagem competitiva é a habilidade de aprender. Disponível em:

<http://www.dimap.ufrn.br/~jair/piu/artigos/seymour.html> Acesso em: 2008.

VALENTE, José Armando et al. Informática na educação: instrucionismo x

construcionismo. Manuscrito não publicado, NIED: UNICAMP, 1997. Disponível em:

<http://www.ufjf.br/grupar/files/2014/09/Instrucionismo_construcion_Valente_OK.doc>

Acesso em: agosto de 2017.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 NICS Reports

Downloads

Não há dados estatísticos.