Resumo
O artigo apresenta um estudo reflexivo sobre as relações cognitivas existentes dentro de processos criativos que envolvem uma performance musical. Nestas relaçõespropõe-se uma atenção especial ao receptor/ouvinte envolvido em um ambiente de performance, citando exemplos de interação entre performer e ouvinte em contextos diversos. Os exemplos aqui apresentados fazem parte de uma pesquisa anterior de doutoramento e ao final do artigo é descrita uma proposta original de interação performer/ouvinte realizada em 2013 durante o XXIII congresso da ANPPOM. O estudo aqui apresentado está amparado nos conceitos de affordances e embodied mind que iniciam o artigo.
Referências
Bowman, W. (2004). Cognition and the Body: Perspectives from Music Education. In Bresler L. (Ed.), Knowing bodies, moving minds: towards embodied teaching and learning (pp. 29-40). London: Kluwer Academic publishers.
Fridman, A.L. (2013). Diálogos com a música de culturas não ocidentais: um percurso para a elaboração de propostas de improvisação. Tese de Doutorado não publicada, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Gibson, J. J. (1979). The Ecological approach to visual perception. Boston: Houghton Mifflin.
Racy, A.J. (1998). Improvisation, Ecstasy, and Performance Dynamics in Arabic Music. In
Nettl, B.; Russel, M. (Ed.), In the course of performance: studies in the world of musical improvisation (pp. 95-113). London: The University of Chicago.
Varela, F.J.; Thompson, E.; Rosh, E. (1991). The Embodied Mind: Cognitive Science and Human Experience. USA: Massachussets Institute of Technology.
Schaeffer, P. (1994). Tratado dos Objetos Musicais. Brasília: Edunib.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 NICS Reports