Guitarras PROARTE
PDF

Palavras-chave

Educação musical
Redes sociais
Formação de professores
Aprendizagem de guitarra elétrica
Projeto social

Como Citar

PAIVA, Luciano Luan Gomes. Guitarras PROARTE: a formação musical de guitarristas em um grupo de whatasapp. NICS Reports, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 1–8, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/pas/index.php/nicsreports/article/view/30. Acesso em: 18 maio. 2024.

Resumo

As redes sociais estão cada vez mais participando do cotidiano das pessoas, podendo assim, auxiliar na construção de conhecimento. Este trabalho trata-se de um relato de experiência e tem como principal objetivo discutir sobre a formação musical de guitarristas aprendizes a partir das interações em um grupo criado na rede social whatsapp. Esses ciberespaços podem estimular interações de várias maneiras, inclusive em forma de conversa e troca de arquivos (texto, áudio e vídeo), o que na prática pode ser uma ótima possibilidade para difundir conhecimento musical. 

PDF

Referências

BELTRAME, Juciane A. Transformações tecnológicas e mudanças na aprendizagem musical: um estudo sobre redes sociais na aprendizagem online. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA – SIMPOM, III., 2014, Rio de Janeiro. Anais... Rio de

janeiro: UNIRIO, 2014. 357 – 366.

CERNEV, Francine K. Aprendizagem colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: um estudo realizado nas aulas de música no contexto da educação básica. Hipertextus Revista Digital, v. 10, julho. 2013.

CERNEV, Francine K. Educação musical na era digital: experiências coletivas e os desafios para o uso das tecnologias digitais nas aulas de música. Música em Contexto, Brasília, n.1, 9-26. 2016.

CUERVO, Luciane. Educação musical e a ideia de arquiteturas pedagógicas: práticas na formação de professores da geração “nativos digitais”. Revista da ABEM. Londrina, v.20, n.29, 62-77, jul-dez. 2012.

GOHN, Daniel. Um breve olhar sobre a música nas comunidades virtuais. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 19, 113-119, mar. 2008.

HENDERSON FILHO, José Ruy. Informática aplicada à música: contribuições para a formação de professores de música. Revista Tecnologias na Educação, Ano 7, n.12, Julho. 2015.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

VANZELA, Alexsander; OLIVEIRA, Leida C.; CARVALHO, Marivaldo A. A notação musical: facilitadores no aprendizado de guitarra. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 16, n.1, p. 1-11, jan./jul. 2018.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 NICS Reports

Downloads

Não há dados estatísticos.