Resumo
O presente trabalho consiste num relato de experiência a partir do estágio desenvolvido em um projeto social, situado em Recife-PE. Buscou-se observar e analisar as práticas pedagógicas, bem como as adaptações ao contexto do projeto e possíveis transformações promovidas através da prática coral infanto-juvenil, com crianças de faixa etária entre 8 e 9 anos a 13 e 14 anos, no período de 5 de setembro a 28 de novembro de 2017. A partir das reflexões, buscou-se compreender as características socioculturais e pedagógico-musicais e como a prática coral torna-se relevante não apenas como expressão artística e de experiência estética, mas como parte deste processo de educar para a vida.
Referências
ALBUQUERQUE, Antonio Carlos Carneiro de. Terceiro Setor: história e gestão das
organizações. 3. ed. São Paulo: Summus, 2006, 152 p.
ANDRADE, Klesia Garcia. Projeto “Um Canto em Cada Canto”: o coro infantil, seus
ensinos e suas aprendizagens. 2015. 256 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade
Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015, p. 51-65.
ARAÚJO, José Magnaldo de Moura. Educação musical no terceiro setor: as relações do
modelo pedagógico de Swanwick com as atividades musicais das ONGs de Mossoró/RN.
Revista da ABEM, São Luis, p. 1-13, 2014.
CORUSSE, Mateus Vinicius; JOLY, Ilza Zenker Leme. A educação musical em projetos
sociais: concepções do desenvolvimento das funções humanas e sociais da música. Revista de
Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 19, n. 2, p. 49-57, 2014.
KLEBER, Magali Oliveira. A prática da educação musical em ONGs: dois estudos de caso no
contexto urbano brasileiro. 2006. 355f. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal
do Rio grande do Sul, Instituto de Artes, Departamento de Música, Porto Alegre, 2006, p. 57.
NASCIMENTO, Antônio Dias. Projetos sociais e educação. In: SOUZA, Jusamara (Coord.)
Música, educação e projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2014, p. 51-62.
OLIVEIRA, Alda. Atuação profissional do educador musical: terceiro setor. Revista da
ABEM, Porto Alegre, v. 11, n. 8, p. 93-99, mar. 2003.
ROMANELLI, Guilherme G. B. Planejamento de aulas de estágio. In: MATEIRO, Teresa;
SOUZA, Jusamara (orgs). Práticas de ensinar música. Porto Alegre: Sulina, 2009, cap. 8, p.
-137.
SOBREIRA, Silvia Garcia. Desafinação vocal. 2. ed. Rio de Janeiro: Musimed, 2003. 206 p.
SOUZA, Jusamara. Educação musical e práticas sociais. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.
, 7-11, mar. 2004.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 NICS Reports