Tecnologia, música e diversidade
PDF

Palavras-chave

Educação musical inclusiva
Tecnologia
Diversidade

Como Citar

LOURO, Vivianes dos Santo; SANTOS, Alexandre Henrique dos. Tecnologia, música e diversidade: relato de experiência sobre um evento em prol da educação musical inclusiva. NICS Reports, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 1–8, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/pas/index.php/nicsreports/article/view/28. Acesso em: 18 maio. 2024.

Resumo

Este artigo visa relatar como foi o processo e execução do TEMUDI, um evento que visa difundir a tecnologia como ferramenta pedagógica para a educação musical inclusiva. Esse evento foi realizado em 2018, dentro do IV Encontro de Educação Musical Inclusiva que ocorre todos os anos na UFPE. Foi organizado pelos departamentos de música da UFPE e UNICAMP e contou com 3 dias de atividades.
PDF

Referências

HIMONIDES, Evangelos. The Musunderstanding of Music Technology Education: A Meta

Perspective. In: McPHERSON, Gary E.; WELCH, Graham F. (eds). Creativities, Technology

and Media in Music Learning And Teaching V5. New York: Oxford University Press, 2018.

KELLY, Kevin. Inevitável. As 12 Forças Tecnológicas que Mudarão Nosso Mundo.

Tradução: Cristina Iamagami. Rio de Janeiro: Alta Boooks, 2018.

KENSKY, Vani Moreira. Tecnologias e Tempo docente. Campinas – SP: Papirus, 2013.

KHAN, Salman. Um Mundo, Uma Escola: A Educação Reinventada. Edição digital. Rio de

Janeiro: Intrínseca, 2013.

KOEHLER, Matthew J. e PUNYA, Mishra: Technological Pedagogical Content Knowledge:

A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record Volume 108, n. 6, Jun. 2006,

pp. 1017–1054.

LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Trad. Carlos Irineu da Costa. 2ª Ed. Rio de

Janeiro: Editora 34, 2010.

LOURO, Viviane. Jogos e atividades para educação musical inclusiva. São Paulo: Editora

Som, 2018.

MIRANDA, Marcilio. Tecnologia Assistiva na educação musical inclusiva. IN: LOURO,

Viviane (Org.). Música e Inclusão: múltiplos olhares. São Paulo: Editora SOM, 2016.

PADRÃO, Rodrigo Lopes Silva. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação

no ensino de música: concepções de professores da educação básica. Trabalho de conclusão

de curso apresentado para o curso de Licenciatura em música da UFPE. Recife: UFPE, 2018.

PAIVA, Luciano Luan Gomes. Tecnologia digitais na educação musical: discussões

emergentes. IN; conferência regional latino-americana de educação musical da international

Society for musica education – isme, natal-RN, 2017.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 NICS Reports

Downloads

Não há dados estatísticos.