Narratividade e randomização da paisagem sonora em jogos eletrônicos
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Palavras-chave

Trilha sonora
Jogos eletrônicos
Paisagem sonora
Software livre

Como Citar

EMBOABA, Fernando; NOVO JÚNIOR, José Eduardo Fornari. Narratividade e randomização da paisagem sonora em jogos eletrônicos. NICS Reports, Campinas, SP, v. 6, n. 21, p. 1–8, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/pas/index.php/nicsreports/article/view/182. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

A paisagem sonora é parte fundamental do mundo ficcional do jogo eletrônico, uma vez que permite, através da interação, que o jogador usufrua de uma melhor imersão, tornando a narrativa mais verídica, logo consistente e compreensível. Um problema decorrente no processo de construção de um ambiente sonoro realístico, ou seja, mimético ao mundo real, é a aparente inconsistência entre a narrativa, principalmente apresentada por meio visual, e os eventos sonoros associados. Neste artigo propõe-se uma solução parcial para esse problema com base na fragmentação de longos trechos de ambiente sonoros associados à narrativa e uma posterior randomização temporal do conjunto de fragmentos sonoros. Para tanto, fazemos uso de dois softwares livres, o Audacity para edição do áudio digital e o Pure-Data com o qual desenvolvemos um conjunto de programas dedicados denominados patches que levam a uma melhor integração e coerência entre as narratividades visual e sonoras do mundo ficcional. 

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