Um estudo espectral e psicoacústico do glissando pianístico
PDF

Palavras-chave

Glissando pianístico

Como Citar

CALVALCANTE, Flávia. Um estudo espectral e psicoacústico do glissando pianístico. NICS Reports, Campinas, SP, v. 6, n. 18, p. 1–5, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/pas/index.php/nicsreports/article/view/159. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar o glissando pianístico (efeito sonoro decorrente da passagem rápida dos dedos pelas teclas do piano) sob um ponto de vista musical, espectral e psicoacústico. Será aqui abordada a estrutura espectral das componentes em frequências sonoras e o processo de percepção deste material sonoro pela audição. Apresenta-se aqui uma introdução ao glissando, seguido da metodologia que consta da análise computacional da gravação de trechos musicais onde ocorrem os glissandi (plural de glissando), da Suíte para piano a 4 mãos Ma mère l ?oye (1910) de Maurice Ravel. Este trabalho pretende colaborar para a maior compreensão musical e acústica do glissando, permitindo que o leitor obtenha maior conhecimento sobre este recurso tão frequentemente utilizado em obras musicais. 

PDF

Referências

BAIÃO, Débora Batista. Ma Mère L’Oye: os (des)limites da Interpretação. Belo Horizonte, 2005. 165 p. Dissertação de mestrado. UFMG, Belo Horizonte, 2005.

BORBA, Tomás & LOPES-GRAÇA, F e r n a n d o , Dic ionário d e M úsic a (Ilustrado), Edições Cosmos, 1962, Lisboa, Portugal.

[ 3 ] DOURADO, Henrique A., Dicionário de termos e expressões da música, Ed. 34, 2004, São Paulo, Brasil.

[ 4 ] GUILLAUME, Phillippe, Musique et acoustique : de l´instrument à l´ordinateur, Hermès Science, 2005, Paris, França.

LEIPP, Emile, Acoustique et musique, Masson, 1971, Paris, França.

[ 6 ] MENEZES, Flo, Acústica musical em palavras e sons, Ateliê, 2003, Cotia, Brasil.

NEPOMUCENO, Luíza A. de. Elementos de acústica física e psicoacústica, Edgard Blücher, 1994, São Paulo, Brasil.

PISTON, Walter, Orchestration, 8ª Ed. Victor Gollancz, 1978, Londres, Inglaterra.

PURWINS, Hendrik; BLANKERTZ, Benjamin; OBERMAYER, Klaus, Computing Auditory Perception, Organised sound, 2000, Berlin, Germany. Disponível em: http://goo.gl/1Bg6Rw. Acesso em 26 de fevereiro de 2015.

SADIE, Stanley (Ed.), Dicionário Grove de Música, Edição Concisa, Jorge Zahar Editor, 1994, Rio de Janeiro, Brasil.

[ 1 1 ] SLOBODA, John A. (Ed.), A mente musical: psicologia cognitiva da música, tradução de Beatriz Illari e Rodolfo Illari, Eduel, 2008, Londrina, Paraná, Brasil.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 NICS Reports

Downloads

Não há dados estatísticos.