GuitarAMI
PDF

Palavras-chave

GuitarAMI
Guitarra

Como Citar

MENESES, Eduardo. GuitarAMI: Desenvolvimento, implementação e performance de um instrumento musical aumentado que explora possibilidades de modi cação de características intrínsecas do violãI. NICS Reports, Campinas, SP, v. 6, n. 18, p. 1–4, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/pas/index.php/nicsreports/article/view/158. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

Este trabalho relata a construção e utilização de um AMI (acrônimo de Augmented Musical Instrument, ou instrumento musical aumentado) intitulado GuitarAMI e cri- ado para execução de patches programados em Pure Data com a nalidade de modi car algumas características intrínsecas do violão.

É traçado um panorama histórico sobre a música eletroacústica mista com suporte di- nâmico e são analisados alguns AMI que utilizam violão ou guitarra elétrica em sua construção.

São abordados também aspectos relacionados à construção do GuitarAMI, entre eles: o estudo e classi cação dos movimentos executados pelo instrumentista, a escolha dos sensores para captura destes movimentos, a programação e aplicação de algoritmos para o instrumento e a avaliação de diferentes protótipos do GuitarAMI construídos ao longo da pesquisa.

Palavras-chaves: Live electronics; Unicamp; NICS; Instrumento Musical Aumentado. 

PDF

Referências

Arduino homepage, July 2015.

Integra live, April 2015.

Ircam(ai) - acoustique instrumentale - smartinstruments, Janeiro 2015.

S. Benford, A. Hazzard, A. Chamberlain, and L. Xu. Augmenting a guitar with its digital footprint. In Proceedings of the International Conference on New Interfaces for Musical Expression, pages 303–306, 2015.

N. Bouillot, M. Wozniewski, Z. Settel, and J. R. Cooperstock. A mobile wireless augmented guitar. In A. Camurri, G. Volpe, and S. Serafin, editors, Proceedings of the International Conference on New

Interfaces for Musical Expression, pages 189–192, Genoa, Italy, 2008.

C. Cadoz and M. M. Wanderley. Gesture-music. In M. M. Wanderley and M. Battier, editors, Trends in Gestural Control of Music, pages 71–94. Editions IRCAM – Centre Pompidou, Paris, 2000.

P. Cook. Principles for designing computer music controllers. Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME-01), pages 1–4, 2001.

L. Donovan and A. McPherson. The talking guitar: Headstock tracking and mapping strategies. In Proceedings of the International Conference on New Interfaces for Musical Expression, pages 351–354, 2014.

J. Fornari. Arte , Afeto e Artefato. DAPesquisa, vol. 7:418–426, 2011.

T. Magnusson and E. H. Mendieta. The acoustic, the digital and the body : A survey on musical instruments. In Proceedings of the International Conference on New Interfaces for Musical Expression, pages 94–99, 2007.

M. T. Marshall. Physical Interface Design for Digital Musical Instruments. PhD thesis, McGill University, Montreal, 2008.

G. V. Martin. Final project report: Real-time Sound Freezing and Spectral Shifting. Technical report, 1986.

E. A. L. Meneses and J. Fornari. Educa¸c˜ao musical atrav´es da improvisa¸c˜ao livre com recursos computacionais: contribui¸c˜oes e desafios. In Anais do XXV Congresso da Associa¸c˜ao Nacional de Pesquisa e P´os-Gradua¸c˜ao em M´usica, Vit´oria/ES, 2015.

Associa¸c˜ao Nacional de Pesquisa e P´os-Gradua¸c˜ao em M´usica – ANPPOM.

E. A. L. Meneses and J. Fornari. Guitarami: um instrumento musical aumentado que transp˜oe

restri¸c˜oes intr´ınsecas do viol˜ao. In Proceedings of the 15th Brazilian Symposium on Computer Music, Campinas/SP, 2015. Sociedade Brasileira de Computa¸c˜ao - SBC.

E. A. L. Meneses, J. Fornari, and M. M. Wanderley. Projeto e constru¸c˜ao de uma interface gestual para

improvisa¸c˜ao livre. In Anais do 13o Congresso de Engenharia de Audio da AES Brasil ´ , pages 75–81. AES – Audio Engineering Society – Brazil Section, maio 2015.

E. A. L. Meneses, J. Fornari, and M. M. Wanderley. A study with hyperinstruments in free musical improvisation. In Anais do XI Simp´osio Internacional de Cogni¸c˜ao e Artes Musicais, Piren´opolis/GO, maio 2015. Associa¸c˜ao Brasileira de Cogni¸c˜ao e Artes Musicais (ABCM).

D. Newton and M. T. Marshall. Examining how musicians create augmented musical instruments. In Proceedings of the International Conference on New Interfaces for Musical Expression, pages 155–160, Oslo, Norway, 2011.

L. Reboursi`ere, C. Frisson, O. L¨ahdeoja, J. A. Mills, C. Picard-Limpens, and T. Todoroff. Multimodal guitar : A toolbox for augmented guitar performances. In Proceedings of the International Conference on New Interfaces for Musical Expression, pages 415–418, 2010.

X. Serra. A System for Sound Analysis/Transformation/Synthesis based on a Deterministic plus Stochastic Decomposition. PhD

thesis, Stanford University, 1989.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 NICS Reports

Downloads

Não há dados estatísticos.