Um estudo introdutório sobre a transmissão do significado simbólico em música
PDF

Palavras-chave

Simbolismo
Psicologia analítica
Psicologia cognitiva
Sentido musical
Processo composicional

Como Citar

PENHA, Bernardo. Um estudo introdutório sobre a transmissão do significado simbólico em música. NICS Reports, Campinas, SP, v. 5, n. 15, p. 1–8, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/pas/index.php/nicsreports/article/view/141. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta um projeto inicial de pesquisa cujo tema de estudo é a transmissão de significados simbólicos através da música. Será aqui pesquisada de que maneira a comunicação musical simbólica influencia alterações no arcabouço comportamental e afetivo do ouvinte, segundo as teorias da psicologia analítica (Jung, 2008) e cognitiva (Schneck & Berger, 2006). Em seguida, serão analisados trechos de composições musicais do autor principal, cujas peças são constituídas tanto por elementos musicais instrumentais, como por paisagens sonoras. Por fim, serão propostos estudos experimentais futuros para a verificação da consistência e veracidade das hipóteses levantadas por esta pesquisa teórica de modo a promover a união das bases epistemológicas das teorias e dos conceitos aqui abordados. 

PDF

Referências

Birdwhistell, R. L. (1970). Kinesics and Context: Essays on body motion communication.

University of Pennsylvania Press.

Brandt, A. (2009). Music and the abstract Mind. The Journal of Music and Meaning, vol. 7.

Clayton, M., Sager, R., Will, U. (2005). In time with the music: the concept of entrainment

and its significance for ethnomusicology. European meetings in ethnomusicology. Vol. 11.

Romanian Society for Ethnomusicology.

Cope, D. (1997). Techniques of the Contemporary Composer. Schirmer.

David, C. M. O. (2006/2007). Objeto Sonoro em Freud. Psicanálise & Barroco - Revista de

Teoria Psicanalítica, vol. 07, Juiz de Fora.

Damásio, A. (1999). O Mistério da Consciência: Do corpo e das emoções ao conhecimento

de si. São Paulo. Companhia das Letras.

Eschen, J. Th. (2002). Analytical Music Therapy. Jessica Kingsley Publishers.

Ekman, P., Friesen, W. V., Ellsworth, P. (1972). Emotion in the Human Face: Guidelines for

research and an integration of findings. Pergamon Press Inc.

Garcia-Roza, L. A. (2009). Freud e o inconsciente. 24a. Edição, Rio de Janeiro. Jorge Zahar

Editor.

Green, J. (2010). Understanding the Score: Film music communicating to and influencing the

audience. University of Illinois Press. Journal of Aesthetic Education, Vol. 44, No. 4, pp. 81-

Harper, G. (2009) Sound and Music in Film and Visual Media: A critical overview.

Continuum International Publishing Group Ltd.

Jung, C. G. (2008). O Homem e seus Símbolos. 6 Edição. Rio de Janeiro. Editora Nova

Fronteira S.A.

Nebenzahl, B. F. (2000) The Narative Power of Sound: Symbolism, emotion & meaning

conveyed through the Interplay of sight and sound in Terrence Malick´s Days of Heaven. Los

Angeles, University of California.

Neumeyer, D. (2014). The Oxford Handbook of Film Music Studies. Oxford University Press.

Reznikoff, I. (2004/2005). On Primitive Elements of Musical Meaning. The Journal of Music

and Meaning, vol. 3, Fall, Section 2.

Sampaio, A. A. S., Azevedo, F. H. B., Cardoso, L. R. D., Lima, C., Pereira, M. B. R., Andery,

M. A. P. A. (2008). Uma introdução aos delineamentos experimentais de sujeito único.

Interação em Psicologia 12.1 páginas: 151-164.

Schafer, R. M. (2001). A Afinação do Mundo. São Paulo. Editora UNESP.

Schneck, D. J., Berger, D. S. (2006). The Music Effect: Music physiology and clinical

applications. Jessica Kingsley Publishers.

Schoenberg, A. (1970). Fundamentals of Musical Composition. London. Faber and Faber

Limited.

Smith L., Akagawa N. (2008). Intangible Heritage. Routledge Ed.

Solanki, M. S., Zafar, M., Rastogi, R. (2913). Music as a Therapy: Role in psychiatry. Asian

Journal of Psychiatry, pp.193-199.

Truax, B. (2008). Soundscape Composition as Global Music: Electroacoustic music as

soundscape. Organized Sound, 13(2), 103-109.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 NICS Reports

Downloads

Não há dados estatísticos.