GuitarAMI
PDF

Palavras-chave

GuitarAMI

Como Citar

MENESES, Eduardo. GuitarAMI: desenvolvimento, Implementação e Performance de um Instrumento Musical Aumentado. NICS Reports, Campinas, SP, v. 5, n. 15, p. 1–7, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/pas/index.php/nicsreports/article/view/140. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

Este artigo relata a construção e o desenvolvimento de um instrumento musical aumentado intitulado GuitarAMI cujo início da pesquisa foi descrito em [1]. O GuitarAMI foi construído utilizando um violão e explorando algumas possibilidades de modificação de características intrínsecas e comumente consideradas restritivas no instrumento através da execução de algoritmos de manipulação sonora em conjunto com processadores de efeitos. Apresentamos aqui três protótipos do GuitarAMI que foram construídos e avaliados em sessões de improvisação livre executadas pelo grupo musical B.E.A.T. e por estudantes do curso de música e tecnologia ministrado no Programa Guri.

PDF

Referências

Eduardo Aparecido Lopes Meneses, José Fornari, and Marcelo M. Wanderley, “Projeto e construção

de uma interface gestual para improvisação livre,” in Anais do 13º Congresso de Engenharia de Áudio da AES Brasil. AES – Audio Engineering Society – Brazil Section, maio 2015, pp. 75–81.

Eduardo R. Miranda and Marcelo M. Wanderley, New Digital Musical Instruments: Control and Interaction Beyond the Keyboard, Computer Music and Digital Audio Series. A-R Editions, Inc., 2006.

P Cook, “Principles for designing computer music controllers,” Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME-01), pp. 1–4, 2001.

Claude Cadoz and Marcelo M. Wanderley, “Gesture-music,” in Trends in Gestural Control of Music, Marcelo M. Wanderley and Marc Battier, Eds., pp. 71–94. Editions IRCAM – Centre Pompidou, Paris, 2000.

Liam Donovan and Andrew McPherson, “The talking guitar: Headstock tracking and mapping strategies,” in Proceedings of the International Conference on New Interfaces for Musical Expression, London, United Kingdom, 2014, pp. 351– 354, Goldsmiths, University of London.

Nicolas Bouillot, Mike Wozniewski, Zack Settel, and Jeremy R. Cooperstock, “A mobile wireless augmented guitar,” in Proceedings of the International Conference on New Interfaces for Musical Expression, Antonio Camurri, Gualtiero Volpe, and Stefania Serafin, Eds., Genoa, Italy, 2008, pp. 189–192.

Dan Newton and Mark T. Marshall, “Examining how musicians create augmented musical instruments,” in Proceedings of the International Conference on New Interfaces for Musical Expression, Oslo, Norway, 2011, pp. 155–160.

Loïc Reboursière, Christian Frisson, Otso Lähdeoja, John A. Mills, Cécile Picard-Limpens, and Todor Todoroff, “Multimodal guitar : A toolbox for augmented guitar performances,” in Proceedings of the International Conference on New Interfaces for Musical Expression, Sydney, Australia, 2010, pp. 415–418.

Steve Benford, Adrian Hazzard, Alan Chamberlain, and Liming Xu, “Augmenting a guitar with

its digital footprint,” in Proceedings of the International Conference on New Interfaces for Musical Expression, Edgar Berdahl and Jesse Allison, Eds., Baton Rouge, Louisiana, USA, May 31 – June 3 2015, pp. 303–306, Louisiana State University. Eduardo Aparecido Lopes Meneses and José Fornari, “Guitarami: um instrumento musical aumentado que transpõe restrições intrínsecas do violão,” in Proceedings of the 15th Brazilian Symposium on Computer Music, Campinas/SP, 2015, Sociedade Brasileira de Computação - SBC.

Eduardo Aparecido Lopes Meneses, José Fornari, and Marcelo M. Wanderley, “A study with hyperinstruments in free musical improvisation,” in Anais do XI Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, Pirenópolis/GO, maio 2015, Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABM).

Mark T. Marshall, Physical Interface Design for Digital Musical Instruments, Ph.D. thesis, McGill University, Montreal, 2008.

Thor Magnusson and Enrike H. Mendieta, “The acoustic, the digital and the body : A survey on musical instruments,” in Proceedings of the International Conference on New Interfaces for Musical Expression, New York City, NY, United States, 2007, pp. 94–99.

PD-Graz Group, Bang, Wolke Verlag, 2006.

Eduardo Aparecido Lopes Meneses and José Fornari, “Educação musical através da improvisação livre com recursos computacionais: contribuições e desafios,” in Anais do XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Vitória/ES, 2015, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – ANPPOM.

Gabriel Vigliensoni Martin, “Final project report: Real-time Sound Freezing and Spectral Shifting,” Tech. Rep., 1986.

José Fornari, “Arte , Afeto e Artefato,” DAPesquisa, vol. vol. 7, pp. 418–426, 2011.

Xavier Serra, A System for Sound Analysis/Transformation/Synthesis based on a Deterministic plus Stochastic Decomposition, Ph.D. thesis, Stanford University, 1989.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 NICS Reports

Downloads

Não há dados estatísticos.