Compreendendo os estados motivacionais e suas relações com a evolução musical
PDF

Palavras-chave

Evolução musical
Cognição
Estados motivacionais

Como Citar

GIMENES, Marcelo. Compreendendo os estados motivacionais e suas relações com a evolução musical. NICS Reports, Campinas, SP, v. 2, n. 3, p. 11–19, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/pas/index.php/nicsreports/article/view/13. Acesso em: 18 maio. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta os objetivos, metodologia e resultados parciais obtidos no estagio atual de nossa pesquisa em que procuramos compreender determinados estados motivacionais e suas relações com a evolução musical. A pesquisa aqui proposta procura aprofundar o conhecimento acerca dos fenômenos da emergência e da evolução dos estilos musicais em comunidades artificiais autônomas.Um sistema interativo denominado CoMA (Comunidades Musicais Autônomas) foi implementado com a finalidade de simular certas condições que favoreçam o surgimento de diferentes dinâmicas de interação entre agentes artificiais inteligentes. Neste momento estamos avaliando se e como os estados motivacionais implementados no sistema CoMA contribuiriam para definir o comportamento dos agentes, de que modo estes se inter-relacionam e em que medida a evolução dos estilos musicais dos agentes é influenciada por eles.

PDF

Referências

Allen, S. 1999. “Control States and Motivated Agency.” Behavior Planning for Life-Like Characters and Avatars: Proceeding of the i3 Spring Days 99 Workshop, Sitges, Spain.

Baillie, P. e D. Lukose 2001. “Urging Desire - Motivational Mechanisms for Intelligent Agents with Minds of 'eir Own.” Cybernetics and Systems 32(7): 701-718.

Baillie, P., M. Toleman, et al. 2000. Emotional intelligence for intuitive agents. PRICAI 2000, Melbourne, Australia, Springer-Verlag, Germany.

Balkenius, C. 1993. “Motivation and Attention in an Autonomous Agent”. Workshop on Architectures Underlying Motivation and Emotion (WAUME ‘93), Birmingham: University of Birmingham.

Bratman, M. E. 1999. Intention, plans, and practical reason. Cambridge, MA, Harvard University

Press.

Coutinho, E., E. R. Miranda, et al. 2005. “Towards a Model for Embodied Emotions”. Portuguese Conference on Arti!cial Intelligence (EPIA’05), IEEE Press.

Dawkins, R. 1989. !e Sel"sh Gene. Oxford, Oxford University Press.

Dolan, R. J. 2002. “Emotion, Cognition, and Behavior.” Science 298 (5596): 1191-1194.

Gimenes, M. e E. Miranda 2011. An Ontomemetic Approach to Musical Intelligence. A-Life for Music: On Music and Computer Models of Living Systems. E. Miranda. Middleton, Wisconsin, A-R Editions.

Gimenes, M., E. Miranda, et al. 2005. Towards an intelligent rhythmic generator based on given examples: a memetic approach. Digital Music Research Network Summer Conference, Glasgow, UK.

Huron, D. 2006. Sweet anticipation: music and the psychology of expectation. Cambridge, Massachusetts ; London, MIT Press.

Jan, S. 2000. “Replicating sonorities: towards a memetics of music.” Journal of Memetics 4.

Maes, P. 1991. Designing Autonomous Agents: !eory and Practice from Biology to Engineering and

Back, MIT Press.

Malatesta, L., K. Karpouzis, et al., eds. 2009. A#ective Intelligence: !e Human Face of AI. Berlin, Springer-Verlag

Meyer, L. 1956. Emotion and Meaning in Music. Chicago, University of Chicago Press.

Meyer, L. 1989. Style and Music: !eory, History, and Ideology. Philadelphia, University of Pennsylvania Press.

Padghan, L. e G. Taylor 1996. “A system for modelling agents having emotion and personality”. Lecture Notes in Arti"cial Intelligence – Intelligent and Agent Systems. L. Cavedon, A. Rao e W. Wobcke.

Cairns, ACT, Australia, Springer-Verlag: 59-71.

Sloboda, J. A. 1991. “Music Structure and Emotional Response: Some Empirical Findings.” Psychology

of Music 19: 110-120.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 NICS Reports

Downloads

Não há dados estatísticos.