Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa introdutória que trata do desenvolvimento de um sistema computacional voltado à notação musical rápida, baseada numa entrada de dados textual. Tal sistema dispensa o uso do mouse e de uma interface gráfica, favorecendo a sua utilização por usuários com deficiência visual, entre outros, que em geral têm dificuldades de usar o mouse do computador. A escolha por uma linguagem textual permite a implementação de métodos de taquigrafia para representar padrões musicais recorrentes e assim, não apenas proporcionar sua acessibilidade como também acelerar o processo de notação musical.
Referências
BONILHA, F.F.G. Leitura musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de
musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores. 2006. 226 f. Dissertacão̧
(Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2006.
KRINGELBACH, Morten L.; VUUST, Peter; GEAKE, John. The pleasure of reading.
Interdisciplinary Science Reviews, v. 33, n. 4, p. 321-335, 2008.
BELARMINO, J. As novas tecnologias e a "desbrailização”: mito ou realidade?. In:
SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS BRAILLE, SENABRAILLE, 2., 2001, João
Pessoa. Disponível em: <http://intervox.nce.ufrj.br/~joana/textos/tecni08.html>. Acesso em:
de abril 2015.
ANSTICE, Jamie et al. The design of a pen-based musical input system. In: Computer-Human
Interaction, 1996. Proceedings., Sixth Australian Conference on. IEEE, 1996. p. 260-267.
PAREDES, Susana T. La Escritura Musical para Deficientes Visuales en España: Un Estudio
Comparativo. Revista Electrónica Complutense de Investigación en Educación Musical,
Volumen 5 Número 1 2008
BONILHA, F.F.G. Carrasco, C.R. Ensino da musicografia braille: um caminho para a
educação musical inclusiva. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE
PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA - ANPPOM 17., 2007, São Paulo. Anais.
São Paulo: UNESP, 2007.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 NICS Reports