Um estudo sobre as TICs como ferramentas na educação musical de alunos com deficiência visual
NR14
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Palavras-chave

Educação musical de alunos com deficiência visual
TICS

Como Citar

SANTOS, Alexandre Henrique dos. Um estudo sobre as TICs como ferramentas na educação musical de alunos com deficiência visual. NICS Reports, Campinas, SP, v. 5, n. 14, p. 1–10, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/pas/index.php/nicsreports/article/view/126. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) fazem parte do mundo contemporâneo e permeiam todas as áreas de ação e interação social. Este artigo apresenta um estudo teórico sobre a utilização das TICs no auxílio à educação musical dos alunos com deficiência visual. Serão aqui descritas algumas das ferramentas mais utilizadas para promover a acessibilidade à música, tais como os softwares leitores de tela e as metodologias de abordagem táctil, utilizando miniaturas de instrumentos musicais (feitos à mão ou em impressoras 3D). Este estudo busca auxiliar a suprir a existente lacuna de inclusão social dos estudantes de música com deficiência visual, através de alternativas tecnológicas que promovam a sua inclusão digital. 

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