Portal de Livros de Acesso Aberto https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks <p>Bem-vindos ao Portal de Livros Portal de Livros de Acesso Aberto!</p> <h2>Objetivo</h2> <p>O objetivo principal deste site é a criação de um novo serviço que permita reunir livros e manuais produzidos exclusivamente por professor, pesquisador ou funcionário técnico-administrativo da UNICAMP, a serem disponibilizados para acesso e consulta da comunidade científica e que adotam unicamente a filosofia de <strong>acesso aberto</strong>.</p> pt-BR <p>O autor será o detentor dos direitos autorais e/ou já fez o licenciamento da obra em acesso aberto, permitindo a divulgação/reprodução da obra no Portal de Livros Abertos da UNICAMP por meio da licença <em>Creative Commons</em> (CC).</p> ppec@unicamp.br (Gildenir Carolino Santos) ppec@unicamp.br (Gildenir Carolino Santos) OMP 3.3.0.17 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Explorando a Terra na educação básica https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/169 <p><strong>Introdução</strong>. O ensino de conteúdos de Ciências da Terra na educação básica pode despertar novos talentos e expandir as perspectivas de desenvolvimento dos alunos, sobretudo em um país de dimensões continentais como o Brasil.&nbsp;<strong>Objetivo</strong>. O ensino de conteúdos geocientíficos ao longo da educação básica precisa ser apoiado em textos publicados em português. Esta obra é o segundo volume da série&nbsp;<em>Ciências da Terra na Educação Básica</em>, que pretende oferecer ao professor elementos inspiradores e de aprofundamento para encorajá-lo a trabalhar com seus alunos as múltiplas questões ligadas às Geociências.&nbsp;<strong>Metodologia</strong>. Partimos de uma pergunta inicial sobre como se dá a formação dos professores que lecionam nos anos iniciais da escolarização? O e-book foi organizado com a pretensão de sanar algumas práticas precárias de sala de aula e deficiências presentes em cursos de formação de professores.&nbsp;<strong>Resultados</strong>. Os capítulos buscam apoiar a formação inicial e continuada de professores dos vários níveis de escolaridade: iluminam conceitos básicos, oferecem recursos didáticos e sugerem atividades educativas em Geociências.&nbsp;<strong>Conclusão</strong>. Os textos oferecem experiências práticas e/ou descrevem pontos críticos da fundamentação teórica necessária para que se possa enveredar no estudo da complexa, rica e variada geologia de um País que precisa identificar, mensurar e aproveitar suas riquezas, de forma inteligente e sustentável, portanto, respeitando o meio ambiente.</p> Celso Dal Ré Carneiro (Organizador); Gildenir Carolino Santos Copyright (c) 2024 Celso Dal Ré Carneiro (Organizador); Gildenir Carolino Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/169 Tue, 26 Mar 2024 00:00:00 +0000 Obàtálá https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/168 <p align="justify">É com alegria que a Coleção Jurema tem a honra de publicar o livro Obàtálá: criador de criaturas e criadores, de Oba Oribato Obàtálá Ilé-Ifẹ̀ ẹ̀, Olaolu Oladotun Okanlawon Dada Ooo Dada, Yeye Oribato Obàtálá Ilé-Ifẹ̀ ẹ̀ e Susana Oliveira Dias. A obra, rica em narrativas, desenhos e fotografias, nos permite uma relação respeitosa e sensível com a filosofia Youruba ao contar como o orixá Obàtálá - conhecido como o rei dos orixás e o deus da criatividade para o povo Yoruba- criou o mundo e os seres humanos junto com Èșù, além de nos apresentar as relações entre Obàtálá e sua esposa Yemòó, e, ainda, o primeiro templo desse orixá na cidade de Ilé Ifẹ̀ ẹ̀, na Nigéria. É ali que também temos a oportunidade de conhecer o processo de coroação de um rei no templo de Obàtálá. Ao publicar este livro-objeto de arte, a Diretoria de Cultura reafirma-se como espaço institucional de valorização de diferentes modos de pensamento e de conhecimento</p> Oba Oribato Obàtálá Ilé-Ifẹ̀, Olaolu Oladotun Okanlawon Dada , Yeye Oribato Obàtálá Ilé-Ifẹ̀, Susana Oliveira Dias Copyright (c) 2024 Oba Oribato Obàtálá Ilé-Ifẹ̀, Olaolu Oladotun Okanlawon Dada , Yeye Oribato Obàtálá Ilé-Ifẹ̀, Susana Oliveira Dias https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/168 Thu, 21 Mar 2024 00:00:00 +0000 Atividade em foco https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/167 <p>O objetivo deste livro é apresentar por meio do conjunto da produção científica da autora os principais resultados obtidos na produção do conhecimento em ergonomia, saúde e trabalho. A importância do trabalho para a sociedade e a abordagem da ergonomia da atividade são descritos de modo a evidenciar como se dá o ofício de analista do trabalho, discutindo os desafios da construção do conhecimento em contexto interdisciplinar. Um conjunto heterogêneo de pesquisas sobre trabalho é apresentado, evidenciando as principais contribuições realizadas a partir da inserção da ergonomia nas pesquisas em ciências humanas e sociais aplicadas em distintos setores: agrícola (agroecologia); industrial (semijoias); serviços (higiene, saúde, alimentação e educação); infraestrutura (elétrico) e construção civil. Discute-se as incursões realizadas em laboratório de mudança e o tratamento das demandas em pesquisa, por meio de seu diálogo com a ergonomia e a psicodinâmica do trabalho, na tentativa de ampliar a atuação dos analistas para além do diagnóstico, rumo às transformações no mundo do trabalho.</p> Sandra Francisca Bezerra Gemma Copyright (c) 2023 Sandra Francisca Bezerra Gemma https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/167 Thu, 25 Jan 2024 00:00:00 +0000 Explorando a Terra na educação básica https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/166 <p>O ensino de conteúdos de Ciências da Terra na educação básica pode despertar novos talentos e expandir as perspectivas de desenvolvimento dos alunos, sobretudo em um país de dimensões continentais como o Brasil. <strong>Objetivo</strong>. O ensino de conteúdos geocientíficos ao longo da educação básica precisa ser apoiado em textos publicados em português. Esta obra pretende oferecer ao professor elementos inspiradores e de aprofundamento para encorajá-lo a trabalhar com seus alunos as múltiplas questões ligadas às Geociências. <strong>Metodologia</strong>. Partimos de uma pergunta inicial sobre como se dá a formação dos professores que lecionam nos anos iniciais da escolarização? O e-book foi organizado com a pretensão de sanar algumas práticas precárias de sala de aula e deficiências presentes em cursos de formação de professores. <strong>Resultados</strong>. Os capítulos buscam apoiar a formação inicial e continuada de professores dos vários níveis de escolaridade: iluminam conceitos básicos, oferecem recursos didáticos e sugerem atividades educativas em Geociências. <strong>Conclusão</strong>. Os textos oferecem experiências práticas e/ou descrevem pontos críticos da fundamentação teórica necessária para que se possa enveredar pelo estudo da complexa, rica e variada geologia de um País que precisa identificar, mensurar e aproveitar suas riquezas, de forma inteligente e sustentável, portanto, respeitando o meio ambiente.</p> Celso Dal Ré Carneiro (Organizador); Gildenir Carolino Santos Copyright (c) 2023 Celso Dal Ré Carneiro (Organizador); Gildenir Carolino Santos (Editor técnico) https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/166 Mon, 04 Dec 2023 00:00:00 +0000 Desenvolvimento de treinadores de tênis de mesa https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/165 <p>Este documento tem como propósitos principais o desenvolvimento de treinadores e treinadoras de elite e o suporte à transição de ex-atletas de elite para se tornarem treinadoras e treinadores. Além de temas desenvolvidos por mestres e doutores em Ciências do Esporte de grupos de pesquisa e Universidade de referência no Brasil, os quais compõem os textos apresentados nesse ebook e as videoaulas, o curso conta com momentos de entrevistas e treinamentos gravados com atletas, treinadores e profissionais que atuam com o alto rendimento em nível nacional e internacional no tênis de mesa.</p> Taisa Belli, Larissa Rafaela Galatti (Organizador) Copyright (c) 2023 Taisa Belli, Larissa Rafaela Galatti (Organizador) https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/165 Fri, 11 Aug 2023 00:00:00 +0000 Identidade brasileira na música de concerto https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/164 <p>Compilação de artigos produzidos pelos convidados do simpósio Identidade Brasileira da Música de Concerto, realizado em 2020, durante a pandemia do Covid-19. Os textos se referem aos temas das palestras e debates do evento, dedicado à análise, compreensão e melhoria do ecossistema da música de concerto brasileira. Os temas abrangem alguns dos principais fatores que influenciam a produção deste repertório, tais como concepções estéticas, heranças étnicas e regionais, meios de difusão e fomento, atividade editorial e questões ligadas à performance de música vocal e instrumental brasileira.</p> Cinthia Pinheiro Alireti (Organizador) Copyright (c) 2023 Cinthia Alireti (Organizador) https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/164 Tue, 30 May 2023 00:00:00 +0000 Polissemia, variança, versão https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/163 <p>O volume 13 da série Escritos, "Polissemia, Variança, Versão", explora o papel transformador da linguagem e como ela produz múltiplos sentidos. Os trabalhos apresentados propõem uma análise mais complexa das noções de polissemia, variança e versão, destacando sua relação com o sujeito na história. O livro é resultado de uma disciplina ministrada no Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural da Unicamp, que se desenrolou como um laboratório experimental das palavras, formulações, textualizações dos sentidos, explorando o múltiplo, a variança, a versão.</p> Cristiane Pereira Costa Dias, Greciely Cristina da Costa, Marcos Aurelio Barbai (Organizador) Copyright (c) 2023 Cristiane Pereira Costa Dias, Greciely Cristina da Costa, Marcos Aurelio Barbai (Organizador) https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/163 Tue, 25 Apr 2023 00:00:00 +0000 Iconografia da música e(m) seus espaços culturais de apresentação https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/161 <p style="text-align: justify;">Sob o título de Iconografia da música e(m) seus espaços culturais de apresentação/representação, o presente volume, fruto e testemunha do 6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical, procura contribuir para o fortalecimento da presença nacional e internacional do RIdIM-Brasil&nbsp; tanto em termos de promoção do patrimônio iconográfico musical quanto da pesquisa em torno dele. Articulando o esforço de destacadas figuras do âmbito acadêmico nacional e internacional dedicadas ao estudo da iconografia musical e relativa à música, foram selecionados dezesseis trabalhos de vinte autores oriundos de dois continentes (América e Europa), permitindo ao leitor ter uma ampla visão da complexa diversidade da cultura visual e musical, em seus vários espaços e âmbitos de apresentação e/ou representação.</p> Pablo Sotuyo Blanco, Paulo Mugayar Kühl (Organizador) Copyright (c) 2023 Pablo Sotuyo Blanco, Paulo Mugayar Kühl (Organizador) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/161 Tue, 07 Mar 2023 00:00:00 +0000 Panorama Quilombola https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/160 <p>O livro constitui-se como um panorama em múltiplos sentidos ao nos permitir ver a abundância das práticas e conhecimentos quilombolas, conhecer suas concepções e abordagens em torno da educação e da justiça, apreender a diversidade dos modos de vida e existência quilombolas e, ainda, praticar um importante exercício de escuta de intelectuais quilombolas. Diante dessa riqueza, força e diversidade, qualquer leitura folclorizada ou culturalista da realidade quilombola é desativada. Realidade quilombola que, inaceitavelmente, também inclui uma série de violências, violações de direitos e conflitos fundiários, que se agudizaram no contexto recente da desdemocratização do país. Com a leitura, nós, leitoras e leitores podemos viver a experiência de ampliarmos nossa percepção em relação à realidade quilombola e também nossas perspectivas sobre as possibilidades de produção de conhecimento, já que o livro adota e aborda epistemologias e metodologias nas quais não há mais lugar para as oposições hierarquizadas entre sujeito e objeto, ciência e política, universidade e sociedade. Como nos lembra José Maurício Arruti, editor do livro, em sua introdução, há uma ampla teia de conexões em jogo na produção de conhecimento, envolvendo a colaboração entre universidades, centros de pesquisa, movimentos sociais, comunidades quilombolas e seus intelectuais.</p>  José Maurício Arruti Copyright (c) 2022  José Maurício Arruti [Editor] https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/160 Mon, 05 Dec 2022 00:00:00 +0000 Imagens da cidade https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/159 <p>O volume 12 da série Escritos apresenta uma parte inicial das pesquisas realizadas no âmbito do Projeto “Imagens da Cidade: discurso e produção de conhecimento”, coordenado pela pesquisadora Greciely Cristina da Costa (Labeurb/Unicamp) e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.&nbsp; No domínio teórico do Saber Urbano e Linguagem, busca-se compreender, por meio do dispositivo da Análise de Discurso, as relações de sentido produzidas entre sujeitos, saberes e as cidades. Inserindo-se neste domínio, o Projeto “Imagens da Cidade: discurso e produção de conhecimento”, apelidado de InCiDe, tem como proposta realizar pesquisas que observem essas relações de sentido, especificamente, a partir do funcionamento discursivo de imagens da cidade.</p> Greciely Cristina da Costa (Organizador) Copyright (c) 2022 Greciely Cristina da Costa (Organizador) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/159 Mon, 31 Oct 2022 00:00:00 +0000