Processos Migratórios no Estado de São Paulo: estudos temáticos

Rosana Baeninger (Org.)
Claudio S. Dedecca (Org.)

Esta publicação, intitulada Processos Migratórios no Estado de São Paulo: Estudos Temáticos – compõe o volume 10 da Coleção Por Dentro do Estado de São Paulo. É resultado do esforço conjunto da equipe do projeto temático “Observatório das Migrações em São Paulo: fases e faces do fenômeno migratório no Estado de São Paulo”, financiado pela Fapesp e CNPq, e desenvolvido no Núcleo de Estudos de População (NEPO/UNICAMP) em parceria com pesquisadores da UNICAMP - Instituto de Economia, Núcleo de Estudos de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Demografia - e pesquisadores da UNESP, UFSCAR, UNIFESP e da Faculdade Anhembi Morumbi.

Este volume traz as contribuições produzidas no âmbito da pesquisa, permitindo captar processos migratórios contextualizados historicamente, seus movimentos migratórios internos e internacionais no período que compreende parte dos séculos 18 e 19, passando pelo século 20 e chegando até a primeira década do século 21. Resgata a trajetória do fenômeno migratório no Estado de São Paulo e sua importância para a formação social paulista.

Rosana Baeninger (Org.), Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Sociologia, Doutora em Ciências Sociais – área Estudos de População (IFCH-UNICAMP); professora do Departamento de Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Demografia. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de População da Universidade Estadual de Campinas.

Claudio S. Dedecca (Org.), Universidade Estadual de Campinas

Economista, Mestre em Ciências Econômicas e Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas, pós-doutorado em Ciência Econômica pela Université de Paris XII e livre-docência em Economia do Trabalho e Social pela Universidade Estadual de Campinas . Professor Titular do Instituto de Economia da Unicamp. Pesquisador Principal do Projeto Temático: Observatório das Migrações em São Paulo.

Capa para Processos Migratórios no Estado de São Paulo: estudos temáticos
junho 11, 2018