Regiões metropolitanas

Rosana Baeninger (Org.)

Os estudos apresentados, no volume 2, desta Coleção Por Dentro do Estado de São Paulo dão ênfase às três regiões metropolitanas paulistas: Região Metropolitana de São Paulo, Região Metropolitana de Campinas e Região Metropolitana de Santos. Constituem parte dos resultados de projetos de pesquisa que tiveram a preocupação de entender a nova dinâmica socioeconômica do Estado de São Paulo, tendo a informação para as políticas econômicas e sociais como principal preocupação: Projeto Regiões Metropolitanas e Polos do Estado de São Paulo: Desigualdades e Indicadores para Políticas Sociais (FINEP-Nepp/IE/Nepo-UNICAMP) e o subprojeto: Dinâmica Regional Paulista: Migração, Mercado de Trabalho e Reestruturação Urbana (CNPq- Nepo/UNICAMP).
Para cada uma das regiões metropolitanas foram abordas as dimensões econômicas, demográfi cas, de inserção produtiva da população e de acesso a algumas políticas sociais. O conjunto das análises para os diferentes contextos metropolitanos permite identificar os contornos diversificados da rede urbana no Estado de São Paulo.

Rosana Baeninger (Org.), Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Sociologia, Doutora em Ciências Sociais – área Estudos de População (IFCH-UNICAMP); professora do Departamento de Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Demografia. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de População da Universidade Estadual de Campinas.

Capa para Regiões metropolitanas
junho 6, 2018