Estado de São Paulo: regiões metropolitanas e polos regionais

Rosana Baeninger (Org.)

Os estudos apresentados nesta coletânea são parte dos resultados de projetos de pesquisa que tiveram a preocupação de entender a nova dinâmica socioeconômica do Estado de São Paulo, tendo a informação para as políticas econômicas e sociais como principal preocupação: Projeto Regiões  Metropolitanas e Polos do Estado de São Paulo: Desigualdades e Indicadores para Políticas Sociais (FINEP-Nepp/IE/Nepo-UNICAMP) e o subprojeto: Dinâmica Regional Paulista: Migração, Mercado de Trabalho e Reestruturação Urbana (CNPq-Nepo/UNICAMP).
O esforço foi dirigido com o objetivo de entender os contrastes econômicos e sociais que plasmou o processo de reconfiguração espacial do Estado, contemplando na análise as três regiões metropolitanas atuais (São Paulo, Baixada Santista e Campinas) e mais sete polos econômicos e regionais de maior expressão no Interior paulista: São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru, Araçatuba e Presidente Prudente.

Rosana Baeninger (Org.), Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Sociologia, Doutora em Ciências Sociais – área Estudos de População (IFCH-UNICAMP); professora do Departamento de Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Demografia. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de População da Universidade Estadual de Campinas.

Capa para Estado de São Paulo: regiões metropolitanas e polos regionais
junho 6, 2018